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A gamificação pode ser uma técnica de ensino aliada a uma prática pedagógica conectada com as novas tecnologias da informação e comunicação. Acerca dessa técnica, analise as afirmativas abaixo:
I. É uma técnica que apropria-se de estratégias e elementos do universo dos jogos, adaptando-os ao contexto da sala de aula.
II. Possibilita tornar o conhecimento mais atrativo, estimulando a competitividade, a socialização, e o prazer da recompensa.
III. É um recurso que promove o aumento do engajamento dos alunos, incentivando a superação de obstáculos, o espírito colaborativo e a capacidade de enfrentar desafios.
Está correto o que se afirma em:
A essência das metodologias ativas diz respeito ao protagonismo dos alunos, à escola participativa e colaborativa, em que se manifestam as condições para que este se desenvolva de forma integral.
SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de
aprendizagem. São Paulo: Cortez,2021, p.886.
As opções abaixo apresentam técnicas de ensino que consistem em metodologias ativas, à exceção de uma. Assinale-a.
Que aluno se quer formar? Quais são os objetivos da escola? Como quer ser reconhecida? Na rotina intensa dos gestores e da equipe docente, muitas vezes, tais questões não estão claras. Sendo assim, é fundamental saber de onde se parte e para onde se quer ir.
SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. São Paulo: Cortez,2021, p.1415.
O trecho em questão adverte para a necessidade de