Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.


A formação do professor usando tecnologias pedagógicadigitais desenvolve-se numa abordagem que privilegia as múltiplas interações entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem, pode viabilizar a abordagem da formação reflexiva e contextualizada permitindo ao formador conhecer e participar do dia a dia do professor-cursista na sua realidade escolar que se depara com grande aparato tecnológico que habita o conhecimento dos alunos. As tecnologias e mídias digitais devem fazer parte do repertório do professor, que ao incorporá-las ao processo de ensino e aprendizagem, deverá refletir sobre suas finalidades enquanto ferramenta de aprendizagem.



SILVA, Girlene Feitosa da. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. 1ª edição. Jundiaí: Paco Editorial,2019.


O trecho acima apresenta uma visão da educação mediada por tecnologias

Nos últimos anos, sobretudo após a pandemia provocada pelo Sars-Covid 19, as tecnologias da Informação e Comunicação passaram a configurar uma realidade presente na educação brasileira. Nesse sentido, a aprendizagem ativa é aquela em que
As teorias pedagógicas críticas compreendem a educação escolar como
O movimento educacional no Brasil que se propôs a renovar o ensino no início do século XX, com forte influência do pensamento de John Dewey e que tinha entre seus quadros pensadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando Azevedo foi:
Nos últimos anos, o debate sobre as concepções de educação e escola tem se intensificado, refletindo diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Dentre as diversas correntes teóricas, destaca-se a perspectiva progressista, que enfatiza a participação ativa do aluno no processo educativo, buscando uma educação libertadora e crítica. Por outro lado, há correntes conservadoras que defendem uma visão mais tradicional e autoritária da educação, com ênfase na transmissão de conhecimentos e na disciplina escolar.
Qual das seguintes afirmações representa uma perspectiva progressista sobre as concepções de educação e escola?