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Tendo como marco temporal a segunda metade do século passado, podemos perceber o papel que a televisão desempenhou frente à sociedade brasileira “na reprodução de representações que perpetuam diversos matizes de desigualdade e discriminação.” (Hamburguer, Esther. Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano. In: Novais, Fernando. A.; Schwarcz, Lilia Moritz. Organizadora. História da Vida Privada no Brasil Volume 4. SP. Companhia da Letras.1998. p.441).
Considerando que este meio de comunicação, como outros presentes no século XXI, podem se tornar recursos didáticos – pedagógicos no fazer historiográfico do professor de História, analise as proposições a seguir.
I- A super-representação de brancos em relação a negros e mulatos consiste em um exemplo forte da maneira como os mais diversos programas televisivos contribuíram para a reprodução da discriminação racial principalmente no século passado.
II- As novelas difundem, por todo o país, o que os emissores imaginam como o universo glamouroso das classes médias urbanas, com suas inquietações subjetivas, sua ânsia de modernização, sua identidade construída em torno de uma atualidade sempre renovada e exibida por meio de consumo dos últimos lançamentos eletrônicos, de decoração e vestuário.
III- A partir de 1964, com o advento do regime militar, a televisão sofre em sua capacidade de expansão. Os militares não investiram nas telecomunicações e não houve ampliação no sistema televisivo por falta de investimento na infraestrutura. Era uma forma de combater a liberdade de imprensa durante a primeira década do regime militar.
IV- As relações entre o Estado e as emissoras de televisão se modificam na década de 90, quando investimentos públicos se retraem, a censura é suspensa, o mercado de televisão se segmenta com a introdução da TV a cabo e o acirramento da competição entre as redes de TV aberta leva as emissoras a uma postura crescentemente independente de governos e partidos políticos.
É CORRETO o que se afirma em:
Considerando o decorrer do século XX, houve uma renovação da produção historiográfica que impulsionou a pesquisa e influenciou o ensino de História, avalie as proposições a seguir.
I- A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloc e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e no poder bélico como motor da história.
II- Os movimentos sociais, tais como os feministas, os ambientalistas, os étnicos e os religiosos, seus confrontos e lutas por direitos trabalhistas, situaram a História Social no centro das problemáticas das pesquisas históricas.
III- No decorrer dos anos 80 do século passado, muitos historiadores aproximaram-se dos sujeitos e objetos de investigação da Sociologia. O encontro da História com a Sociologia foi significativo para a compreensão da própria noção de História. Era o advento da Nova História.
É CORRETO o que se afirma em:
Ao elaborar um plano de aula de História para as séries finais do ensino fundamental, o professor parte do princípio que “não há intencionalidade na ação estudada, nem na ação do historiador.” (Horn, Geraldo Balduíno, Germinari, Geyso Dongley. O ensino de História e seu currículo: teoria e método.3ª Edição. Petrópolis. Vozes,2010. p.99).
Tendo como premissa este pressuposto, podemos afirmar que o professor vê o conhecimento histórico como:
Para Zabala (2017), os conteúdos de aprendizagem podem ser entendidos como instrumentos de explicitação das intenções educativas em contextos analíticos concretos como a sala de aula. Nesta, estão presentes os livros didáticos, que por serem o principal material didático utilizado nas escolas brasileiras de Educação Básica, se constituem um poderoso mecanismo de seleção e de organização dos conteúdos e métodos de ensino (VIANA; MARTINS,2020). O gráfico abaixo mostra a distribuição da tipologia de conteúdos de física identificados em livros didáticos da Educação Básica aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.