Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema de comunicação que enfatiza o relacionamento interpessoal, onde a comunicação entre os indivíduos acontece através de troca de figuras. Muito utilizado no trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista que apresentam déficits na fala.

São estratégias possíveis, amparadas pela legislação e literatura da área, para serem utilizadas com estudantes com altas habilidades/superdotação:


1. Agrupamento.


2. Aceleração.


3. Terminalidade específica.


4. Enriquecimento Curricular.


5. Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA).


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

É objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:


1. assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.


2. garantir a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.


3. garantir o atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.


4. garantir a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.


5. garantir que a educação especial seja organizada de forma paralela à educação comum de modo a atender de forma mais adequada os estudantes.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considerando-se a organização escolar no contexto de educação inclusiva, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

As práticas pedagógicas no âmbito da educação básica, em parceria com diferentes profissionais, devem ser organizadas coletivamente na escola, preservando sempre o protagonismo do _________ na condução dos processos de escolarização de todos os alunos. Os profissionais da educação especial que atuam na escola (sejam eles os professores que atuam no atendimento educacional especializado ou profissionais de apoio ao professor em sala de aula) precisam manter o foco do seu trabalho no processo de escolarização dos alunos público-alvo da educação especial, apoiando os professores e demais profissionais da escola, sem, contudo, substituí-los nas tarefas que lhes cabem.
O processo de construção de um sistema educacional inclusivo tem se constituído em prol de construir escolas plurais, para todos. Neste processo de construção, inclui-se preparar os professores para mediar as diferenças e as necessidades dos alunos. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.