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As decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação de desigualdades. Para isso, os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade, ou seja:
Sobre os sete saberes necessários à educação do futuro, assinalar a alternativa CORRETA.
Analise as caraterísticas abaixo:

É a condição considerada mais branda dentro das desordens neurológicas presentes no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Apresenta inteligência preservada e, por isso, também é chamado de “autismo de alto funcionamento”.

Em geral, a pessoa tem habilidade verbal satisfatória. Porém, por outro lado, apresenta dificuldades com simbologias, palavras de duplo sentido e interpretação de sinais não verbais.


As características acima referem-se ao(à):
“Se o professor acredita que todos os alunos devem aprender pelos mesmos meios, com aulas expositivas ministradas da mesma maneira, como garantir que o aluno com um grave comprometimento intelectual e motor, por exemplo, vá aprender os conteúdos propostos pelo currículo?” (Budel; Meier,2012). A respeito das atribuições da Educação Especial no ambiente escolar, analise as assertivas abaixo:

I. É a que oferece aquilo que o estudante precisa, atendendo às necessidades peculiares de cada um e contribuindo para o seu desenvolvimento na sociedade.

II. Faz com que o ser humano – aluno, estudante, deficiente – independente da denominação, sinta-se respeitado e valorizado nas suas capacidades.

III. Acredita verdadeiramente que uma pessoa com necessidades educacionais especiais tem condições de avançar na sua vida pessoal, acadêmica, profissional e social.



Quais estão corretas?
“A surdez é tão antiga quanto a humanidade. Sempre existiram surdos. O que acontece, porém, nos diferentes momentos históricos, é que nem sempre eles foram respeitados em suas diferenças ou mesmo reconhecidos como seres humanos” (Fernandes,2012). Considerando a literatura disponível na área sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As primeiras iniciativas na educação de surdos, no século XVI, ocorreu com o monge beneditino Pedro Ponce de Leon, que ensinava nobres surdos a ler, a escrever e a contar.

( ) Os avanços médicos e tecnológicos permitiram buscar a cura e o tratamento dos déficits auditivos, destacando-se, entre outros, as fonoterapias, os aparelhos auditivos e o implante coclear.

( ) Ao longo dos séculos, o embate metodológico na comunicação e na educação de surdos vem ocorrendo entre as correntes gestualistas e oralistas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: