Questões de Concurso
Filtrar
                
                  5.189 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 29 de 1.038                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                SME de João Pessoa - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 No contexto educacional, o atendimento a crianças com a Síndrome de Tourette exige uma abordagem pedagógica sensível,  interdisciplinar e ajustada às singularidades do aluno, respeitando os marcos legais da educação inclusiva. Identifique a alternativa que designa, de forma precisa, uma diretriz pedagógica fundamentada e adequada para o atendimento de alunos com síndrome de Tourette no âmbito da educação inclusiva.   
    
                Concurso:
                SME de João Pessoa - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A tendência pedagógica liberal não diretiva insere-se no campo das pedagogias centradas no aluno, surgindo em contexto de forte influência da psicologia humanista, notadamente a partir dos trabalhos de Carl Rogers. Essa abordagem se estrutura sobre a ideia de que a aprendizagem significativa depende da autodeterminação do educando, e não de imposições externas. Desse modo, o papel do professor, os objetivos educacionais e os métodos didáticos assumem contornos radicalmente distintos dos modelos diretivos tradicionais. Assinale a alternativa que apresenta uma análise adequada dos pressupostos teóricos, pedagógicos e metodológicos da tendência liberal não diretiva, considerando suas implicações educacionais e limites críticos.   
    
                Concurso:
                SME de João Pessoa - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de uma escola de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental discute estratégias para fortalecer o processo de alfabetização, respeitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças. A coordenadora pedagógica ressalta que a linguagem oral não deve ser tratada isoladamente da linguagem escrita, uma vez que ambas se constroem em um processo dinâmico, contínuo e integrado, permeado pelas práticas sociais de uso da língua. Tendo por base o exposto, marque uma prática pedagógica adequada à articulação entre linguagem oral e escrita.   
    
                Concurso:
                SME de João Pessoa - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Identifique a correta caracterização do processo de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico, à luz das contribuições teóricas de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e dos pressupostos da psicogênese da língua escrita.   
    
                Concurso:
                SME de João Pessoa - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem os desafios de seu trabalho frente às desigualdades sociais acentuadas no território em que atuam. Alguns docentes afirmam que a função da escola é apenas transmitir conhecimentos formais; outros defendem que a escola precisa também acolher as realidades sociais dos estudantes e agir na construção da cidadania. Considerando o papel contemporâneo da escola pública em sociedades democráticas, identifique a correta caracterização da função social da escola pública.   
    