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O Programa Educação – 10 Anos se define como uma política estatal com projetos e ações desenvolvidas para a melhoria da qualidade e dos índices educacionais no âmbito do Estado de Mato Grosso. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos pilares estratégicos adotados para monitoramento do plano Educação – 10 anos. A “Política Pública de Projetos Pedagógicos Complementares” compõe o pilar estratégico denominado:
Analisando os fundamentos da educação brasileira, é possível identificar educadores e teóricos que defendem o envolvimento da escola na formação de um cidadão crítico e participante da mudança social. Suas ideias se fundamentam no pensamento pedagógico:
Como ação política, cultural, social e pedagógica, a educação inclusiva é um movimento em defesa do direito de todos os alunos aprenderem e participarem juntos, sem qualquer tipo de discriminação. Sendo assim, a educação inclusiva constitui:
Entre os muitos argumentos que justificam a importância do ensino das artes, está o fato de a arte:
O ensino das artes nos anos iniciais da educação básica tenta superar o universalismo de alguns códigos dominantes, como a leitura por meio do letramento e investe na: