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Qual das seguintes afirmações sobre a história da educação de surdos no Brasil é verdadeira:
Sobre a educação de surdos no Brasil, marque a alternativa correta:
A avaliação escolar de estudantes com deficiência ou transtorno deve ser adaptada para atender às suas necessidades específicas e promover a inclusão educacional. Considerando as diretrizes legais e pedagógicas brasileiras, analise as afirmações abaixo e identifique a alternativa correta:

I. A avaliação deve ser contínua, processual e formativa, focando no progresso individual do estudante e não apenas nos resultados finais.

II. Instrumentos de avaliação padronizados são suficientes para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, desde que sejam aplicados com as devidas adaptações físicas.

III. A avaliação deve considerar a utilização de diferentes instrumentos e estratégias, como provas orais, trabalhos práticos e observação direta, de modo a contemplar as diversas formas de expressão e aprendizagem dos estudantes.

IV. O planejamento de adaptações curriculares deve envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e familiares, garantindo que as necessidades específicas do estudante sejam atendidas de maneira holística.

Assinale a correta:
Assinale a alternativa que apresenta estratégias pedagógicas que podem ser eficazes no ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como um professor de educação especial pode colaborar com os pais e outros profissionais para desenvolver um Plano Educacional Individualizado (PEI) eficaz?