Questões de Concurso
Filtrar
                
                  5.189 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 31 de 1.038                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                         Diante da multiplicidade de sentidos atribuídos à Pedagogia ao longo de sua constituição histórica, as tensões entre sua vocação científica, seu enraizamento nas práticas educativas e suas interações com os demais campos do saber revelam impasses que se refletem na configuração curricular e no exercício profissional do pedagogo. Considerando esse cenário e as disputas teóricas em torno da definição do objeto da Pedagogia, constata-se que:   
         Ao analisar as principais tendências pedagógicas que marcaram a história da educação brasileira, Dermeval Saviani propõe uma leitura crítica sobre a relação entre teoria e prática, identificando diferentes formas de articulação entre esses elementos ao longo do tempo.  
Com base nessa análise, marque corretamente uma característica da concepção pedagógica renovadora.
    Com base nessa análise, marque corretamente uma característica da concepção pedagógica renovadora.
     As discussões sobre currículo e didática ao longo da história da educação evidenciam mudanças significativas nas concepções de ensino e aprendizagem. Com base nesse contexto, assinale o item correto.   
         Uma escola de ensino médio pretende adotar um modelo híbrido que permita aos alunos explorar conceitos teóricos em seu próprio ritmo, enquanto utilizam os encontros presenciais para atividades práticas que reforcem a aplicação do conteúdo. A estratégia mais alinhada a essa proposta é   
         Autores como Veiga (2001) e Vasconcellos (2013) reforçam que o planejamento educacional ultrapassa o caráter meramente técnico e instrumental, assumindo uma dimensão político-pedagógica indissociável do projeto coletivo de escola e da função social da educação. Nesse contexto, a intencionalidade da ação docente se concretiza por meio de elementos que articulam objetivos,  conteúdos, metodologias, avaliação e temporalidade, assegurando coerência entre o pensar e o fazer pedagógico. Identifique a alternativa que designa com precisão o elemento do planejamento pedagógico que expressa a finalidade formativa da ação educativa, orientando a seleção dos conteúdos, dos procedimentos metodológicos e dos critérios de avaliação.   
    