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Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
De certo, a tecnologia da informação e comunicação nos “obriga” a repensar as ortodoxas formas de organizar a sala de aula pela sua capacidade disruptiva de explorar o conhecimento e construir novos saberes: em vez de controle, mediação, participação e não apenas interação, descentralização do saber do professor para a aprendizagem centrada na experiência do estudante. Leva-nos a reconsiderar novos moldes pedagógicos na relação com o outro e com o conhecimento, uma vez que exige flexibilidade na relação ensino e aprendizagem.
Considerando a diversidade de aprendizagem trazida pelo estudante e principalmente pelo estudante com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista, sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na acessibilidade à aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
Considerando a diversidade de aprendizagem trazida pelo estudante e principalmente pelo estudante com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista, sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na acessibilidade à aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Segundo a plataforma DIVERSA, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, que traz a compilação dos dados do último censo escolar do MEC (2022), cresce o número de estudantes com deficiência intelectual matriculados nas escolas (51,8%), seguido pelos com autismo (24,3%) e, em terceiro lugar, os com deficiência física com (9,0%).
Em relação ao tipo de matrícula - classe especial e classe comum - na comparação com 2018 (46,0% e 54,0%),2022 apresenta o maior índice de “inclusão” dos últimos 14 anos (10,1% e 89,9%), ambos respectivamente, mas as taxas de reprovação e abandono, quando comparadas com os estudantes sem deficiência (3,5% e 0,5%), esses números ainda são maiores para os estudantes com deficiência (12,8% e 1,4%) nesta ordem.
Avalie se as seguintes afirmações estão coerente com esses dados:
1. O cumprimento do direito à educação, não se limita apenas à matrícula.
2. O ambiente escolar deve ser acolhedor tanto arquitetônica como pedagogicamente.
3. Os(As) estudantes público-alvo da educação especial, são levados a reconhecer suas limitações e integrar-se aos padrões.
4. A inclusão depende de um conjunto de fatores que vai desde as inciativas políticas às concepções de respeito às diversidades.
Estão corretas as afirmações
Em relação ao tipo de matrícula - classe especial e classe comum - na comparação com 2018 (46,0% e 54,0%),2022 apresenta o maior índice de “inclusão” dos últimos 14 anos (10,1% e 89,9%), ambos respectivamente, mas as taxas de reprovação e abandono, quando comparadas com os estudantes sem deficiência (3,5% e 0,5%), esses números ainda são maiores para os estudantes com deficiência (12,8% e 1,4%) nesta ordem.
Avalie se as seguintes afirmações estão coerente com esses dados:
1. O cumprimento do direito à educação, não se limita apenas à matrícula.
2. O ambiente escolar deve ser acolhedor tanto arquitetônica como pedagogicamente.
3. Os(As) estudantes público-alvo da educação especial, são levados a reconhecer suas limitações e integrar-se aos padrões.
4. A inclusão depende de um conjunto de fatores que vai desde as inciativas políticas às concepções de respeito às diversidades.
Estão corretas as afirmações
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Avalie se as afirmações a seguir correspondem à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
(MEC,2008)
I. No contraturno, o AEE acontece, preferencialmente, em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM).
II. Na organização do atendimento educacional especializado, seja no turno ou contraturno, é necessário também considerar os aspectos emocionais assim como as demais especificidades;
III. O processo de inclusão escolar das crianças/estudantes público da modalidade Educação Especial pressupõe, além do acesso propriamente dito, a permanência e a aprendizagem.
Está correto apenas o que se afirma em
(MEC,2008)
I. No contraturno, o AEE acontece, preferencialmente, em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM).
II. Na organização do atendimento educacional especializado, seja no turno ou contraturno, é necessário também considerar os aspectos emocionais assim como as demais especificidades;
III. O processo de inclusão escolar das crianças/estudantes público da modalidade Educação Especial pressupõe, além do acesso propriamente dito, a permanência e a aprendizagem.
Está correto apenas o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
A Política Municipal de Educação Especial de Vitória/ES tem como objetivo garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de ensino. Essa política estabelece diretrizes e estratégias para promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, respeitando suas diferenças e necessidades individuais.
Em uma escola da rede municipal de ensino de Vitória/ES, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está matriculada em uma turma regular. O professor, buscando atender às necessidades educacionais específicas dessa criança, consulta a Política Municipal de Educação Especial de Vitória/ES em busca de orientações e estratégias para promover a inclusão e o sucesso desse aluno na escola regular.
Considerando a situação descrita e a Política Municipal de Educação Especial de Vitória/ES, para atender às necessidades educacionais da criança com TEA, o professor deve
Em uma escola da rede municipal de ensino de Vitória/ES, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está matriculada em uma turma regular. O professor, buscando atender às necessidades educacionais específicas dessa criança, consulta a Política Municipal de Educação Especial de Vitória/ES em busca de orientações e estratégias para promover a inclusão e o sucesso desse aluno na escola regular.
Considerando a situação descrita e a Política Municipal de Educação Especial de Vitória/ES, para atender às necessidades educacionais da criança com TEA, o professor deve
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Em uma escola que valoriza a diversidade de habilidades dos alunos, a equipe pedagógica está discutindo estratégias para desenvolver o potencial criativo dos alunos identificados com altas habilidades. Esses alunos possuem capacidades intelectuais acima da média e necessitam de práticas educacionais diferenciadas para alcançarem todo o seu potencial.
Na escola, há um grupo de alunos identificados com altas habilidades, que se destacam por sua criatividade e originalidade. O professor, buscando promover o desenvolvimento desses alunos, pesquisa sobre estratégias educacionais que estimulem e valorizem sua capacidade criativa.
Considerando a situação descrita e as necessidades dos alunos com altas habilidades, a seguinte estratégia educacional é mais adequada para estimular o potencial criativo desses alunos:
Na escola, há um grupo de alunos identificados com altas habilidades, que se destacam por sua criatividade e originalidade. O professor, buscando promover o desenvolvimento desses alunos, pesquisa sobre estratégias educacionais que estimulem e valorizem sua capacidade criativa.
Considerando a situação descrita e as necessidades dos alunos com altas habilidades, a seguinte estratégia educacional é mais adequada para estimular o potencial criativo desses alunos: