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Concurso:
Prefeitura Municipal de Casca - RS
Disciplina:
Pedagogia
Existem diversas maneiras de se estudar e delimitar uma unidade de paisagem geográfica. O mais importante é estabelecer critérios e compreender a interdependência de todos os elementos que a integram. Sobre as etapas para um estudo da paisagem geográfica, analisar os itens abaixo:
I. Definição somente da escala temporal de abordagem.
II. Caracterização da estrutura geológica, geomorfológica e pedológica: identificar problemas de erosão e usos do solo.
III. Caracterização climática: temperaturas médias, ocorrência de chuvas e ventos ao longo do ano e alterações observadas nos últimos anos.
IV. Identificar ecossistemas existentes.
Estão CORRETOS:
I. Definição somente da escala temporal de abordagem.
II. Caracterização da estrutura geológica, geomorfológica e pedológica: identificar problemas de erosão e usos do solo.
III. Caracterização climática: temperaturas médias, ocorrência de chuvas e ventos ao longo do ano e alterações observadas nos últimos anos.
IV. Identificar ecossistemas existentes.
Estão CORRETOS:
Disciplina:
Pedagogia
Esta tendência pedagógica se propõe a resistir à burocracia como instrumento de controle e ação dominadora do Estado. Na escola, há uma mudança na maneira de pensar dos alunos, num sentido de autogestão. Trata-se da tendência:
Disciplina:
Pedagogia
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação (1998) no que tange à relação entre aprendizagem e mundo do trabalho, as metodologias precisam estar em consonância com as novas demandas da Educação Básica, em que se destacam os conteúdos que façam sentido para o momento de vida presente e que ao mesmo tempo favoreçam o aprendizado de que o processo de aprender é permanente. Para tanto, é necessária a utilização de metodologias capazes de priorizar:
Disciplina:
Pedagogia
Indique se os itens a seguir completam de maneira verdadeira (V) ou falsa (F) o texto e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Para os pesquisadores contemporâneos, o plano de aula estabelece a proposta de trabalho do(a) professor(a) para uma determinada aula ou uma totalidade de aulas, representando maior detalhamento e objetividade do planejamento. Por meio desse documento, o(a) professor(a) aponta os procedimentos primordiais para a realização dos planos de estudos. Sendo assim, o plano de aula deve:
( ) apontar para os objetivos a serem alcançados. ( ) descrever o conteúdo que será trabalhado na aula. ( ) ser dedicado exclusivamente para os(as) professores(as) inexperientes. ( ) definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos. ( ) sugerir recursos que serão utilizados durante a aula. ( ) deixar a forma de avaliação em aberto, visando a uma prática democrática.
Para os pesquisadores contemporâneos, o plano de aula estabelece a proposta de trabalho do(a) professor(a) para uma determinada aula ou uma totalidade de aulas, representando maior detalhamento e objetividade do planejamento. Por meio desse documento, o(a) professor(a) aponta os procedimentos primordiais para a realização dos planos de estudos. Sendo assim, o plano de aula deve:
( ) apontar para os objetivos a serem alcançados. ( ) descrever o conteúdo que será trabalhado na aula. ( ) ser dedicado exclusivamente para os(as) professores(as) inexperientes. ( ) definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos. ( ) sugerir recursos que serão utilizados durante a aula. ( ) deixar a forma de avaliação em aberto, visando a uma prática democrática.
Disciplina:
Pedagogia
Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
1 – Tecnicismo
2 – Escola nova
3 – Totalitarismo
( ) Faz crítica ao comunismo e ao caráter individualista do liberalismo. Despreza a democracia e valoriza, ao contrário, o papel mais forte da elite dirigente. A educação assume caráter privilegiado de controle e difusão da ideologia oficial.
( ) No Brasil, essa tendência foi introduzida no período da ditadura militar (décadas de 1960 e 1970) e prejudicou sobretudo as escolas públicas. Uma das consequências funestas é a excessiva burocratização do ensino.
( ) Tem por ideal educar para a liberdade, no sentido de possibilitar a autogestão do educando e a construção da sociedade democrática.