Questões de Concurso
Filtrar
4.830 Questões de concurso encontradas
Página 335 de 966
Questões por página:
A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. Acentua a importância de busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de tomada de decisões sem, todavia, desobrigar as pessoas da responsabilidade individual.
LIBÂNEO, José Carlos. Liderança em gestão escolar. Petrópolis, RJ: Editora Vozes,2008, p.125-126.
A gestão democrática, garantida na LDB, de 1996, pressupõe que
Leia os textos a seguir.
Disponível em: < https://suburbanodigital.blogspot.com/2020/09/tirinha-doarmandinho-profissao-professor.html>. Acesso em: 26 mar.2024.
Indicativo da falta de interesse dos jovens em seguir carreira no magistério, o número de concluintes de licenciaturas em áreas específicas passou de 123 mil em 2010 para 111 mil em 2021. Esse conjunto de dados indica que o país vivencia um quadro de apagão de professores. Para reverter esse cenário, pesquisadores defendem a urgência da criação de políticas de valorização da carreira docente e a adoção de reformulações curriculares.
QUEIROZ,2023.
O texto e a charge evidenciam que
Leia o texto a seguir.
A formação do professor usando tecnologias pedagógicadigitais desenvolve-se numa abordagem que privilegia as múltiplas interações entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem, pode viabilizar a abordagem da formação reflexiva e contextualizada permitindo ao formador conhecer e participar do dia a dia do professor-cursista na sua realidade escolar que se depara com grande aparato tecnológico que habita o conhecimento dos alunos. As tecnologias e mídias digitais devem fazer parte do repertório do professor, que ao incorporá-las ao processo de ensino e aprendizagem, deverá refletir sobre suas finalidades enquanto ferramenta de aprendizagem.
SILVA, Girlene Feitosa da. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. 1ª edição. Jundiaí: Paco Editorial,2019.
O trecho acima apresenta uma visão da educação mediada por tecnologias