Questões de Concurso
Filtrar
5.189 Questões de concurso encontradas
Página 35 de 1.038
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
Em uma escola pública do campo, professores e estudantes passaram por um processo formativo voltado à melhoria da comunicação nas práticas pedagógicas. Durante os encontros, foi enfatizada a importância de compreender a comunicação como um fenômeno educativo que ultrapassa o simples ato de transmitir informações. Nesse sentido, os professores foram incentivados a refletir sobre os elementos, funções e princípios que favorecem uma comunicação pedagógica dialógica, ética e transformadora. Identifique a alternativa que cita corretamente um princípio baseado em contexto favorável à comunicação pedagógica humanizadora e crítica, segundo os fundamentos da educação dialógica.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
Durante um programa de formação continuada, professores do ensino fundamental refletiram sobre os desafios da organização do espaço-tempo escolar, das interações pedagógicas e da mediação docente como elementos estruturantes do processo de ensinoaprendizagem. Uma das atividades propôs que os docentes identificassem práticas de gestão de sala de aula que superassem o controle disciplinar autoritário e promovessem o protagonismo discente. Desse modo, podemos considerar que a gestão eficaz da sala de aula, em uma perspectiva pedagógica emancipadora:
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
Durante um curso de formação continuada para professores da rede pública, discutiu-se a urgência de modificar práticas pedagógicas centradas na exposição oral e na reprodução de conteúdos. Um dos formadores, ao apresentar os princípios das metodologias ativas de ensino, destacou que elas estão ancoradas em teorias como o socioconstrutivismo de Vygotsky e a aprendizagem significativa de Ausubel, ressaltando a importância da mediação docente e da valorização do conhecimento prévio do aluno na construção coletiva do saber. Desse modo, assinale a alternativa que contenha as principais funções da metodologia ativa de ensino, à luz dos princípios da aprendizagem significativa e da teoria socioconstrutivista.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
A prática do Conselho de Classe, por vezes reduzida a um espaço de homologação de notas e deliberação final sobre o rendimento dos estudantes, tem sido amplamente criticada por estudiosos da avaliação e da gestão escolar democrática. Como aponta Veiga (2008), “o Conselho de Classe deve ser compreendido como espaço colegiado, pedagógico e dialógico, voltado para a análise qualitativa do processo de aprendizagem, e não apenas como momento decisório”. Nesse sentido, a ressignificação do Conselho de Classe está intrinsecamente ligada a uma concepção de escola enquanto espaço de escuta, corresponsabilidade e construção coletiva de práticas pedagógicas inclusivas. Tendo por base o exposto, marque a função que corretamente caracteriza o Conselho de Classe, a partir de uma perspectiva formativa, democrática e pedagógica.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
No contexto da organização pedagógica das instituições escolares, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se como o instrumento orientador da prática educativa, concebido a partir de uma perspectiva coletiva, reflexiva e transformadora. Segundo Veiga (2001), o PPP não é apenas um documento burocrático ou técnico, mas um processo político e pedagógico que expressa os compromissos assumidos pela escola frente às demandas sociais, culturais e educacionais. Identifique a alternativa que designa, de forma conceitualmente adequada, uma característica estruturante do Projeto Político-Pedagógico que o distingue de outras formas de planejamento institucional.