Filtrar


Questões por página:

Um aluno com deficiência intelectual está no processo de alfabetização e sua professora busca meios de tornar o aprendizado mais acessível para ele. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Práticas diversificadas e significativas são recomendadas para tornar o aprendizado mais acessível para alunos com deficiência intelectual.


(__) A utilização de práticas diversificadas acaba confundindo e atrapalhando o processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual.


(__) Tornar o aprendizado relevante para os alunos com deficiência intelectual é uma prática pedagógica eficaz.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

Marcela, uma aluna de 7 anos com deficiência intelectual leve, demonstra interesse em atividades artísticas, mas tem dificuldades em seguir instruções complexas. Assim, avalie as proposições:


I. As atividades artísticas podem ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de Marcela.


II. Marcela deve ser incentivada a participar apenas de atividades acadêmicas para melhorar seu desempenho escolar.


III. Simplificar as instruções e fornecer suporte visual pode ajudar Ana a participar melhor das atividades.


Assinale a alternativa correta:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva destaca a importância da participação de todos os alunos no ambiente escolar, garantindo o direito à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais ou culturais. Qual é a abordagem defendida pela política para superar a exclusão escolar?
A inclusão escolar visa criar um ambiente educacional acolhedor e acessível que promova o desenvolvimento igualitário de todos os alunos, independentemente de suas diferenças ou necessidades especiais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta desafios enfrentados pelos professores ao implementar o ensino colaborativo no contexto da inclusão escolar de alunos com deficiência mental:

Lucas, um aluno com paralisia cerebral, apresenta dificuldades na fala e na coordenação motora. Assim, avalie as proposições:


I. O uso de dispositivos de comunicação alternativa é fundamental para a inclusão de Lucas no ambiente escolar.


II. Lucas deve ser avaliado apenas com base em suas habilidades de fala, desconsiderando o uso de dispositivos de comunicação, pois nem sempre estará com eles para comunicação.


III. A inclusão de Lucas em atividades de grupo pode promover seu desenvolvimento social e acadêmico.


Assinale a alternativa correta: