Filtrar


Questões por página:

No contexto da inclusão e escolarização de alunos apoiados pela Educação especial, repensar o currículo, e traçar estratégias de acolhimento e acessibilidade são elementos fundamentais para garantir um processo de escolarização significativo na vida desses estudantes.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) A adaptação curricular deve ser flexível e baseada nas necessidades individuais do aluno, promovendo acessibilidade e igualdade de oportunidades para todos.

( ) A acessibilidade na escola representa a adequação de infraestrutura física, como rampas e elevadores, não abrangendo materiais didáticos ou recursos tecnológicos.

( ) As estratégias de acolhimento são padronizadas para todos os alunos e devem seguir os protocolos de orientação das políticas inclusivas.

( ) A adaptação curricular exclui a necessidade de acompanhamento especializado, pois é suficiente garantir materiais em formatos acessíveis.

( ) Toda equipe escolar precisa estar envolvida no trabalho de construção de um ambiente escolar inclusivo e acessível.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

De acordo com o Currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Chapecó, SC (2019), é necessário garantir o direito das aprendizagens essenciais para o público apoiado pela educação especial. Nesse sentido, o documento orienta a realização de:

As modalidades de coensino são formas de colaboração entre professores regulares e professores de educação especial para promover um ensino inclusivo e adaptado às necessidades de todos os alunos. Cada modalidade apresenta uma abordagem diferente para o trabalho conjunto em sala de aula.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da modalidade de ensino em dupla (team teaching) no contexto do coensino.

Para Hernández e Montserrat, a aprendizagem nos projetos de trabalho, baseia-se fundamentalmente:
Analise o texto abaixo:

“A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, se apresenta como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, a aprendizagem, as relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam, organizam o conteúdo das matérias e/ ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente”. (LIBÂNEO,1985)

Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em: