Filtrar


Questões por página:
Em relação à plasticidade cerebral, analisar os itens abaixo:

I. Continua por toda vida, enquanto os neurônios mudam de tamanho e de formato em resposta à experiência ambiental.
II. Refere-se à maleabilidade ou à modificabilidade do cérebro.
III. É uma característica geral do desenvolvimento que se aplica a todos os membros de uma espécie, e não há diferenças individuais na plasticidade de respostas aos eventos do ambiente.
IV. Engloba as etapas cronologicamente definidas e necessárias para a passagem ao estado adulto.

Estão CORRETOS:
Visualizar Questão Comentada
Em uma sociedade na qual o conhecimento transformou-se no principal fator de produção, é natural que muitos conceitos transitem entre os universos da economia e da educação. No contexto educacional, a noção de competência é muito mais fecunda e abrangente, mantendo com a ideia de disciplina importantes vínculos, como, por exemplo, o caráter de mediação. A primeira característica absolutamente fundamental da ideia de competência referese à:
Visualizar Questão Comentada
De acordo com as ideias expressas por FREIRE em seu livro Pedagogia da Autonomia, assinalar a alternativa CORRETA:
O professor que tem sua docência alicerçada em uma prática educativo-crítica é aquele que faz a necessária promoção da curiosidade epistemológica para a curiosidade espontânea (1ª parte). A dialogicidade deve validar momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto. Esta forma de diálogo tem relação com o pensar certo e com o ensinar certo (2ª parte). O autoritarismo e a licenciosidade são rupturas do equilíbrio tenso entre autoridade e liberdade. Autoritarismo e licenciosidade são formas indisciplinadas de comportamento que negam o que venho chamando a vocação ontológica do ser humano (3ª parte).
A sentença está:
Visualizar Questão Comentada
As atividades da supervisão educacional envolvem ações de planejamento, acompanhamento e avaliação. Sendo assim, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Planejamento. (2) Acompanhamento. (3) Avaliação.

( ) Elaboração de análises de rendimento, de retenção e de evasão escolar, com o consequente levantamento de alternativas para sanar os problemas detectados.
( ) Estímulo e contribuição para a formação continuada dos professores.
( ) Elaboração do calendário escolar.
( ) Contribuição para o aprimoramento da relação com a comunidade externa à escola.
Visualizar Questão Comentada
Em relação à supervisão escolar, a partir de uma abordagem reflexiva, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É uma atividade de natureza psicossocial, de construção intra e interpessoal, fortemente enraizada no conhecimento do eu, do outro e dos contextos formativos.
( ) Implica o domínio das capacidades técnico-profissionais específicas. É a gerenciadora do processo de ensino e tem sua função ligada aos aspectos avaliativos da prática docente.
( ) Deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, atitudes, conhecimentos e contributos destes para a competência profissional, de natureza integrada e holística.
( ) Propõe a interação entre o pensamento e a ação, com o objetivo de dar sentido ao vivido e ao conhecido, isto é, de compreender melhor para agir.