Filtrar


Questões por página:
A educação integral no Brasil é uma proposta que busca o desenvolvimento completo do aluno em diversas dimensões, como a cognitiva, emocional, social e física. Nesse contexto, qual é o papel da educação integral para a formação de cidadãos críticos e participativos, considerando os desafios sociais do século XXI?

Para Padilha (2005) “A atividade de planejar a atividade educativa não se restringe à reflexão acerca dos problemas educacionais. Ela implica uma visão e análise amplas de mundo e da sociedade. É necessário resgatar também a dimensão pedagógica do planejamento como uma atividade que propicia a aglutinação em torno da escola, dos diferentes segmentos escolares e extraescolares, superando a prática taylorista de planejamento, segundo a qual quem planeja não executa, quem decide não faz e quem faz não decide.”

De acordo com essa perspectiva dialógica, o Projeto Político Pedagógico Institucional deve ser:

Sobre a Supervisão Pedagógica, afirma Rangel (2013) “[...] confirmam-se, então, a idéia e o princípio que o supervisor não é um ‘técnico’ encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um ‘controlador’ de ‘produção’; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior...”

Assinale a alternativa que melhor define a posição do supervisor na atualidade.

Segundo os PCN (BRASIL,1997, p.38-39), “a prática de todo professor, mesmo de forma inconsciente, sempre pressupõe uma concepção de ensino e aprendizagem que determina sua compreensão dos papeis de professor e aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos a serem trabalhados”.

Analise as afirmativas a seguir quanto ao modelo de educação, conforme a coluna I, e relacione-as às tendências pedagógicas no Brasil presentes na coluna II.


Coluna I

1. É transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que o levará, ao inserir-se futuramente na sociedade, a optar por uma profissão valorizada.

2. O princípio de aprendizagem parte do interesse dos alunos, que, por sua vez, aprendem fundamentalmente pela experiência, pelo que descobrem por si mesmos.

3. O que é valorizado não é o professor, mas a tecnologia; o professor passa a ser um mero especialista na aplicação de manuais e sua criatividade fica restrita aos limites possíveis e estreitos da técnica utilizada.

4. A atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata. O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos.


Coluna II

( ) “pedagogia libertadora”

. ( ) “pedagogia renovada”.

( ) “pedagogia tradicional”.

( ) “pedagogia crítico-social dos conteúdos”.


A sequência correta é:

São conhecimentos especializados que permitem o trabalho em contextos específicos, em que a intervenção pedagógica específica funciona como suporte ao processo ensino-aprendizagem, contemplando as necessidades específicas do aluno e o apoio ao trabalho pedagógico do professor em sala de aula. Estes apoios (LIBRAS, Braille, entre outros) são oferecidos, pelos professores especialistas, em outros espaços escolares e em horários contrários aos da sala de aula regular, como por exemplo, a sala de recursos e o laboratório de aprendizagem.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às determinações das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2002), referente aos diferentes tipos de atendimentos educacionais especializados.