Filtrar


Questões por página:
De acordo com VASCONCELLOS, sobre as condições subjetivas para a ação supervisora, quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário, manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer, nas entrelinhas, descrença ou desânimo. É comum encontrar situações em que, de um lado, estão os técnicos a defender, e, de outro, os professores, fazendo tudo para se livrarem das tais novas propostas. Para dar conta desse desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada em dimensões básicas da formação humana. A dimensão conceitual envolve:
BOYNTON e BOYNTON baseiam-se no pressuposto de que um sistema disciplinar competente utiliza estratégias ativas para prevenir problemas disciplinares, em vez daquelas unicamente corretivas. Os autores propõem instigar relações positivas entre professores e alunos para uma sala de aula mais positiva e acolhedora. Essas relações se dão por meio de:
No que se refere à escola inclusiva, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno, respeitando suas potencialidades e suas necessidades, e que a elas responde com qualidade pedagógica.
( ) É de responsabilidade exclusiva dos professores tornar a escola inclusiva.
Com relação à tecnologia assistiva, a Lei nº 13.146/2015 — Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garante à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida. Sabendo disso, nos termos expressos da referida Lei, assinalar a alternativa CORRETA:
Considerando as abordagens sobre os processos pedagógicos que envolvem a Deficiência Físico-Motora (DFM), é papel do professor em uma educação especial e inclusiva:

I. Conhecer as características das principais DFMs existentes para programar a sua intervenção educacional de acordo com as adaptações curriculares necessárias à cada estudante.
II. Utilizar a tecnologia assistiva, os recursos de acessibilidade e o envolvimento com a família para promover e encaminhar o estudante para o universo do trabalho.
III. Planejar o processo pedagógico auxiliando a sua inclusão nos diferentes meios: familiar, comunitário, profissional, cultural, de lazer, entre outros.
IV. Contribuir para uma aprendizagem que implique na realização de tarefas ou atividades que permitam a aquisição de habilidades funcionais e educacionais por meio de atenção integral à saúde.

Quais estão corretas?
Visualizar Questão Comentada