Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A obra de Rosângela Machado, Educação Especial na escola inclusiva: políticas, paradigmas e práticas (2009), corresponde a um estudo inerente à experiência de transformação dos serviços de educação especial na rede regular de ensino de Florianópolis. Mantoan, orientadora desse estudo, aponta, no prefácio dessa obra, que “a educação escolar enfrenta, hoje, no Brasil, um momento difícil”. Ela afirma que o direito de todos a uma educação de qualidade precisa sair do papel e que não há educação para todos sem um compromisso social de torná-la realidade. Machado testemunha isso no relato da experiência de transformação da educação escolar na perspectiva inclusiva, a qual assume um currículo que leva em conta a pluralidade cultural e que teve por eixos

Matemática não é por si só conhecimento difícil a ponto de traumatizar as crianças. O que pode traumatizá-las é a forma inadequada de apresentá-la na escola. Segundo Smole (2000), o trabalho do professor não consiste em resolver problemas e tomar decisões sozinho. Ele anima e mantém as redes de conversas e coordena ações. Sobretudo, ele tenta discernir, durante as atividades, as novas possibilidades que poderiam abrir-se à comunidade da classe, orientando e selecionando aquelas que não ponham em risco algumas de suas finalidades mais essenciais na busca por novos conhecimentos.

Considere as situações a seguir e assinale em qual delas o trabalho do professor favorece a construção da educação matemática.

Conforme Smole (2000): “Na escola infantil, o trabalho com a matemática permanece subjacente, escondido sob uma concepção de treinar as crianças a darem respostas corretas, ao invés de fazê-las compreender a natureza das ações matemáticas”.

De acordo com essa autora, assinale a alternativa que apresenta uma prática contrária ao treino matemático.

Conforme Barbosa (2008), o livro da vida ou da memória do grupo, um dos registros importantes a ser instituído para a educação infantil, é:

As conquistas de práticas inovadoras são reveladas nos inúmeros relatos de experiências em escolas excelentes e de professores bem sucedidos. Essas experiências atuais revelam uma prática com projetos que realmente fazem a diferença educacional.

Qual das alternativas a seguir apresenta características da proposta inovadora de uma pedagogia de projetos?