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Educador cuja influência na educação italiana se tornou mundial pela qualidade e divulgação de uma rede pública de ensino iniciada no século XX. O sistema criado permite enxergar possibilidades para nossos problemas, pois perdura até hoje, no município de Reggio Emilia. É correto afirmar que essas referências positivas, como pedagogia exemplar, são de:
O artigo 20 da Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos prevê que as escolas deverão formular o projeto político-pedagógico (PPP) e elaborar o regimento escolar de acordo com a proposta do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, por meio de processos participativos relacionados à gestão democrática. Sobre o PPP e o regimento escolar, de acordo com o referido documento, é correto afirmar que
Felisberta Antônia é professora no ensino fundamental I. Ela defende uma escola aberta às diferenças, por isso costuma sugerir aos colegas a leitura do texto de Maria Teresa Eglér Mantoan, “Abrindo as escolas às diferenças”. Ela concorda com a autora quando Mantoan (2001) afirma que há algumas desculpas para justificar o estado atual de muitas escolas, como o despreparo do professor e o descrédito quanto aos benefícios que alunos com deficiência podem auferir do ensino inclusivo. Segundo Mantoan (2001), em ambos os casos não se vislumbram os ganhos de uma escola aberta às diferenças no seu sentido lato, e assim não se propõe uma escola de qualidade, mas
Contreras (2002) apresenta três concepções diferentes sobre a profissão de professor, três modelos de professor: o especialista técnico, o profissional reflexivo e o intelectual crítico. Para ele, cada um entende de modo diferente de onde procedem os valores educativos e os compromissos morais, a relação existente entre a prática pedagógica e suas finalidades e as vinculações entre a prática e as exigências e condições de seu contexto social. Segundo o autor, a concepção de autonomia para o profissional reflexivo é
A garantia de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas contribui para a construção de uma nova cultura de valorização das diferenças. Do ponto de vista da escola comum, ressaltou-se o papel do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento orientador desses espaços e a participação e comprometimento dos professores na elaboração e execução desse Projeto. Quanto à Educação Especial, Ropoli (2010) reitera a necessidade de