Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


Uma proposta de formação docente multicultural deve implicar não o desenvolvimento de uma aceitação irrestrita de diferentes manifestações culturais, mas, sim, a aprendizagem das habilidades necessárias à promoção de um diálogo que favoreça uma dinâmica de crítica e autocrítica.

Julgue o item subsequente.


Os professores elaboram suas provas para “provar” os alunos, pois é necessário que eles já compreendam que a prova é um momento para consolidar a aprendizagem e, também, para que o professor perceba como está o desenvolvimento da autonomia nos estudos de cada aluno, podendo reprová-los.

Julgue o item subsequente.


A inclusão exige a transformação da escola, pois defende a inserção no ensino regular de alunos com quaisquer déficits e necessidades, cabendo às escolas se adaptarem às necessidades deles, ou seja, a inclusão acaba por exigir uma ruptura com o modelo tradicional de ensino.

Julgue o item subsequente.


No ambiente escolar, a noção de ética gira em torno de práticas da boa convivência entre as turmas, sem ser necessária a criação de regras e nem de valores, pois, com a prática, os atores da escola vão aprendendo sobre os princípios éticos.

Julgue o item subsequente.


O processo de ensino tem um aspecto externo (os conteúdos de ensino) e um aspecto interno (as condições mentais e físicas dos alunos para assimilação dos conteúdos) que não são dependentes e nem se relacionam: de um lado há a matéria a ser ensinada de forma assimilável pelo aluno; de outro, há um aluno a ser “preparado” para assimilar a matéria, partindo das suas disposições internas.