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Considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional, não intencional e repetitivo que ocorre sem ou com motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

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O cyberbullying, ao contrário do bullying, causa impactos bem maiores e a curto e longo prazo, pois acontece, além do virtual, também no ambiente físico, extrapolando o ambiente escolar.

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No atual modelo de gestão escolar, tende-se a atribuir uma grande importância à figura do gestor da instituição educacional. Este passa a ser valorizado por sua capacidade de influenciar, motivar, identificar e resolver problemas. No entanto, devemos pensar que a gestão que pretende ser democrática exige que o gestor compreenda profundamente os problemas postos pela prática pedagógica, reforce a dualidade entre a concepção e a execução dos planos de ensino e amplie a distância entre a teoria e a prática pedagógica.

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A visão da legitimidade da liderança, baseada na aceitação do líder pelo grupo, implica dizer que grande parte do poder do líder encontra-se no próprio grupo. Essa premissa fundamenta a maioria das teorias contemporâneas sobre a liderança. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a ação de liderar demanda a realização de objetivos com e por meio de pessoas. Os objetivos somente serão efetivados se as ações forem assimiladas e correspondidas pelos membros da equipe; portanto, requerem a cooperação e a mobilização das pessoas.


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O atendimento das necessidades de higiene, alimentação, saúde, segurança, sono e bem-estar da criança, tradicionalmente denominadas de cuidado, é compreendido como forma de ajudar o outro a desenvolver-se enquanto ser humano. Nessa perspectiva, as ações do cuidar se distinguem do educar, adquirindo outro caráter, e não sendo incorporadas como atividades estritamente pedagógicas.