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Compreende um dos objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência a integração das ações dos órgãos e das entidades públicos e privados nas áreas de saúde, educação, trabalho, transporte, assistência social, edificação pública, previdência social, habitação, cultura, desporto e lazer, visando à prevenção das deficiências, à eliminação de suas múltiplas causas e à inclusão social.


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A elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) fortaleceu o entendimento sobre a deficiência numa perspectiva social e de direitos humanos, como elemento da diversidade humana. Pelo texto da Convenção, as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.


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O ensino da noção de tempo deve ser proposto, pela sua complexidade, a partir das experiências vividas pelas crianças e, progressivamente, avançar para aquisição de competências e conceitos mais elaborados. São exemplos de atividades que podem auxiliar essa compreensão: explorar a ideia de antes e depois, construir uma linha do tempo, com amplitude de um dia, por exemplo, em que as crianças identifiquem a hora de ir para a escola, de almoçar, de dormir, entre outras.


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A documentação pedagógica representa um processo próprio de pedagogias participativas que se assentam na competência autoral e comunicativa de adultos e de crianças sensíveis na constituição de práticas educativas significativas, propiciadoras de aprendizagens experenciais crescentemente ampliadas. Nesse sentido, é possível afirmar que a estratégia da documentação pedagógica se converte em uma ferramenta poderosa na reconstrução de significados no ambiente educacional.


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O reconhecimento de que o paradigma fragmentador esgotou sua possibilidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento da humanidade é visto como sendo possível, a partir de uma visão dialética entre dimensões polares. Emerge, portanto, no quadro referencial dessa ideia, a necessidade, no contexto da sala de aula, da segregação entre a teoria e a prática, o conteúdo e a realidade, a objetividade e a subjetividade, o ensino e a avaliação, os meios e os fins, dentre muitos dos múltiplos fatores integrantes do processo pedagógico.