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De acordo com Veiga (2002) e suas conceituações acerca do projeto político-pedagógico, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.
II - ( ) Todo projeto pedagógico da escola é também um projeto político, por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico, com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
III - ( ) O projeto é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão alienado, que não se curva à tolerância, nos tipos mais sociáveis de comunidade.
IV - ( ) O projeto é pedagógico, no sentido de refutar as ações educativas e as características necessárias às escolas, uma vez que deve ser feito dentro de uma instituição de educação não formal – geralmente uma consultoria especializada para a sua realização.
V - ( ) Político e pedagógico têm uma significação indissociável, o que leva o projeto políticopedagógico a ser considerado como um processo permanente de reflexão e de discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
Assinale a sequência CORRETA.
Nessa direção, Gandin (2009) orienta três perguntas básicas a serem feitas e retomadas no processo de planejamento, sendo essas:
Observe o gráfico.
Fonte: Deed/Inep, com base nos dados do Censo da Educação Superior.
O Gráfico 22 do Resumo Técnico do Censo da Educação Superior (INEP,2022) demonstra a evolução do número de funções docentes em exercício na categoria pública no Brasil, segundo o grau de formação, entre os anos de 2011 e 2020.
A partir da observação do gráfico, assinale a alternativa INCORRETA
Um dos pontos centrais proposto pelo conteúdo curricular de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Sendo assim, os princípios do raciocínio geográfico previstos na BNCC que podem ser trabalhados no cronograma abaixo, são:
No 7º ano, os objetos de conhecimento abordados partem da formação territorial do Brasil, sua dinâmica sociocultural, econômica e política. Objetiva-se o aprofundamento e a compreensão dos conceitos de Estado-nação e formação territorial.