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Segundo o Ministério da Educação, os temas transversais, adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, estão voltados para a compreensão e a construção da realidade social, dos direitos e das responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, bem como a afirmação do princípio da participação política.
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No contexto da gestão escolar, a concepção autogestionária se baseia na responsabilidade coletiva, com uma direção bem definida e centralizada, e com a participação direta e igualitária de todos os membros da instituição na gestão escolar.
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Dentro de uma proposta de escola inclusiva, a inclusão gera uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades na instituição de ensino, mas apoia a todos: professores, alunos e pessoal administrativo, para que obtenham sucesso na escola convencional.
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Dentro do contexto de educação inclusiva, cabe aos sistemas de ensino organizar a educação especial numa perspectiva inclusiva e disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.
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Na perspectiva de uma educação inclusiva, a educação especial integra a proposta pedagógica da escola regular e promove o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades / superdotação.