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Sobre as múltiplas leituras dos processos de avaliação, pode-se afirmar que, sendo a escola um sistema social complexo, composto por inúmeros sujeitos em relação, não necessariamente afinados em suas concepções ético-políticas e/ou técnico-operacionais, o esperado é que o trabalho coletivo que executam seja marcado socialmente pela heterogeneidade de suas histórias e itinerários. Isso exige que sejam engendrados acordos para que o projeto pedagógico em que estão envolvidos caminhe e possa frutificar. Esses acordos, igualmente, precisam ser avaliados e isso acresce outros níveis de complexidade para a avaliação, pois incorpora outros protagonistas e olhares ao processo.
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O professor deve dominar o conceito de saber atitudinal, que compreende as atitudes e posturas do professor tais como disciplina, pontualidade, coerência, clareza, justiça e equidade, diálogo, respeito às pessoas dos educandos, atenção às suas dificuldades etc. Por outro lado, o saber crítico-contextual é o conhecimento que o professor tem sobre a sociedade e a compreensão do contexto com base no qual e para o qual desenvolve-se o trabalho educativo.
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Sobre a relevância e o papel do planejamento nas relações didáticas, podemos afirmar que estudos e pesquisas sobre o ambiente da escola e os conteúdos curriculares impulsionam uma especialização nas discussões da área da Didática, gerando a necessidade de se abordar Didáticas de Conteúdo Específicos, sobretudo por meio dos ENDIPES (Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino). Propostas de progressão curricular, cursos de mestrado, doutorado e pesquisas acadêmicas geram a necessidade de repensar a própria formação docente como um processo contínuo e não-linear.
Indicadores são ferramentas de gestão que quantificam a performance de organizações, sendo essenciais para o seu aprimoramento. Na área educacional, eles têm como função principal gerar informações que sejam úteis para o desenvolvimento das instituições de ensino. Considerando os indicadores voltados para a área da educação, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com Barros (2008, p.18), existem fatores que se relacionam e expressam a diversidade a cultural [...]. Diversidade cultural é diversa, ou seja, não se constitui como um mosaico harmônico, mas um conjunto de opostos, divergentes e contraditórios. A diversidade cultural é cultural e não natural, ou seja, resulta das trocas entre sujeitos, grupos sociais e instituições a partir de suas diferenças, mas também de suas desigualdades, tensões e conflitos. [...]
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/ educacao/professor-e-os-desafios-atuais.htm.)
Os resultados de vários estudos indicam que as principais dificuldades para o trabalho da diversidade cultural em sala de aula estão relacionadas aos seguintes fatores:
I. Preconceito racial e cultural muito presente em nossa sociedade e que reflete na formação das crianças.
II. Formação inicial do professor frágil no que tange à diversidade cultural e certas limitações no currículo escolar.
III. Políticas educativas permeadas pela ideia de uma cultura homogênea, em que a educação é destinada a conformar alunos à função de bons cidadãos, que cumprem deveres, partilham uma mesma identidade nacional.
Está correto o que se afirma em