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A escolha de abordagens teóricas para orientar o processo de ensino-aprendizagem implica compreensões distintas sobre o papel do professor, do aluno e do conhecimento. Considerando a perspectiva socioconstrutivista, é correto afirmar que:
Segundo Ilma Passos Veiga, o planejamento educacional não pode ser concebido como uma atividade meramente técnica ou burocrática. Ele deve ser um processo reflexivo, contínuo e participativo, que articule as intenções educativas com as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar. Dessa forma, é correto afirmar que o planejamento:
Para José Carlos Libâneo, o pedagogo tem papel central no planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico. Sua função está diretamente ligada à articulação entre as dimensões política, técnica e ética da prática educativa, sendo peça fundamental na implementação do projeto político-pedagógico da escola. Com base nessa concepção, assinale a alternativa correta:
Ao refletir sobre as tensões e disputas de poder em torno das representações sociais, Nilma Lino Gomes afirma que é necessário questionar os estereótipos historicamente construídos sobre a África, os africanos, os negros brasileiros e suas culturas. Essa crítica está inserida em um campo de análise que compreende:
Durante uma formação pedagógica, a coordenação de uma escola municipal propôs aos professores uma reflexão sobre a prática docente em contextos de vulnerabilidade social. Foi levantada a questão: “como ensinar de forma significativa a estudantes que vivem situações de exclusão, discriminação e negação de direitos básicos?” Nessa perspectiva, e à luz da obra Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire, qual alternativa melhor expressa o papel do educador frente aos desafios sociais enfrentados pelos alunos?