Filtrar


Questões por página:
Na contemporaneidade, a formação de professores vem sendo tensionada por demandas sociais contraditórias, reformas curriculares normativas e expectativas institucionalizadas sobre o desempenho docente. Diante desse cenário, emergem debates que colocam em xeque a autonomia profissional, os modos de construção dos saberes docentes e o papel da escola como espaço formativo. Nesse contexto, é mais compatível com uma concepção crítica de desenvolvimento profissional docente a alternativa que reconhece que:
A partir da década de 2000, o Estado brasileiro assumiu como prioridade a ampliação do acesso ao ensino superior e a superação das desigualdades educacionais historicamente acumuladas. A criação de programas como Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e a ampliação das cotas raciais e sociais integra um processo de reestruturação que articula democratização do ingresso, permanência qualificada e valorização da diversidade no espaço acadêmico. Desse modo, pode-se considerar que:
O Projeto de Ensino‑aprendizagem, segundo Vasconcellos abre parênteses 2012 fecha parênteses, é o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula, estando mais vinculado ao aspecto didático. Sua elaboração está referenciada nas concepções de escola, de currículo e de conhecimento.
São elementos que compõem um Projeto de ensino‑aprendizagem, exceto:
O planejamento coloca‑se como um caminho para o homem resgatar sua dimensão de sujeito, na medida em que, por meio dele, capacita‑se para exercer sua liberdade, sua criatividade, para traçar o seu destino, não de maneira idílica, ilusória, mas preparando‑se para o confronto com as determinações e limites da realidade a ser mudada abre parênteses Vasconcellos,2020 fecha parênteses.
Com base na perspectiva de Vasconcellos abre parênteses 2020 fecha parênteses, analise as possíveis finalidades de planejamento a seguir.
I. [UM] Ser elemento estruturante da identidade da instituição.
II. [DOIS] Possibilitar a gestão democrática da instituição como um canal de participação efetiva.
III. [TRÊS] Estabelecer normas de conduta ético‑moral para cada segmento acadêmico.
IV. [QUATRO] Ajudar a conquistar e consolidar a autonomia da instituição.
V. [CINCO] Demarcar os limites da ação institucional e regular os investimentos financeiros.
Considerando o projeto político‑pedagógico de uma instituição educacional, estão corretas as finalidades
Segundo Placco e Almeida abre parênteses 2015 fecha parênteses, o coordenador pedagógico desempenha funções de articulador dos processos educativos, formador dos docentes e transformador da qualidade da aprendizagem. Essa tripla função é geradora de conflitos e confusões, dada a sobrecarga de atividades desses profissionais. Na pesquisa realizada pelas autoras, uma das entrevistadas assim se posicionou:
[…] colchete indicativo de corte no texto o coordenador tem que fazer N atividades. Como é que ele faz uma formação, se ele tem que sentar com o professor e, ao mesmo tempo, tem que estar atendendo o aluno, o professor, ao chamado de um pai que vem aqui, e assim vai… [reticências]? Então, fica difícil estar fazendo esse trabalho abre parênteses Diretor da cidade de Natal, RN fecha parênteses.
Essa situação revela‑se não apenas na Educação Básica, mas também no Ensino Superior, indicando uma crise de identidade no trabalho de Coordenação Pedagógica.
Segundo as autoras do estudo, diante dessa situação, faz‑se necessário que o coordenador pedagógico