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Leia o texto a seguir, completando a lacuna.
Ivani Fazenda (1993) afirma que nenhuma forma de conhecimento se esgota em si mesma. O ato de agir ou pensar de forma interdisciplinar parte deste pressuposto e necessita do diálogo permanente entre diversas áreas do conhecimento. A autora faz esta afirmação ao analisar a relação entre senso comum e conhecimento científico. Assim, considera que esta relação se dá de forma a produzirem, juntos, novos conhecimentos (nova racionalidade) e que estes não se constituem “puros”. Assim, essa nova racionalidade se dá em situações em que o conhecimento não seja ____________________________.
O segmento que completa, corretamente, a lacuna do enunciado acima é:
Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida.
No que tange a esse assunto, Moran afirma que as metodologias
Tardif (2014) discorre, dentre outros assuntos, sobre os saberes docentes. Destaca a relação entre os docentes e os saberes, que não pode ser reduzida a uma função de transmissão de conhecimentos. Ao contrário, constitui uma prática que integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diversas relações.
O autor define o saber plural como sendo aquele que é oriundo de saberes da formação profissional e dos saberes
Gaudêncio Frigotto e Ronaldo Araújo, no artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado” (2015), assumem que o ensino integrado é um projeto que traz um conteúdo político-pedagógico engajado, comprometido com o desenvolvimento de ações formativas integradoras (em oposição às práticas fragmentadoras do saber), capazes de promover a autonomia e ampliar os horizontes (a liberdade) dos sujeitos das práticas pedagógicas, professores e alunos, principalmente.
Dessa forma, a ideia de integração, defendida pelos autores, consiste em um princípio
A Resolução CNE/CES nº 7/2018 dispõe, no artigo 8º, que as atividades extensionistas, caracterizadas no Projeto Político Pedagógico do Curso, consistem nas seguintes modalidades: