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A visão da legitimidade da liderança, baseada na aceitação do líder pelo grupo, implica dizer que grande parte do poder do líder encontra-se no próprio grupo. Essa premissa fundamenta a maioria das teorias contemporâneas sobre a liderança. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a ação de liderar demanda a realização de objetivos com e por meio de pessoas. Os objetivos somente serão efetivados se as ações forem assimiladas e correspondidas pelos membros da equipe; portanto, requerem a cooperação e a mobilização das pessoas.


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O atendimento das necessidades de higiene, alimentação, saúde, segurança, sono e bem-estar da criança, tradicionalmente denominadas de cuidado, é compreendido como forma de ajudar o outro a desenvolver-se enquanto ser humano. Nessa perspectiva, as ações do cuidar se distinguem do educar, adquirindo outro caráter, e não sendo incorporadas como atividades estritamente pedagógicas.

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De acordo com o disposto no Art.2º da Lei Federal nº 10.639, em vigor desde 2003, o bullying é uma intimidação física sistemática no ambiente escolar, realizada contra mulheres ou motivada por uma ideologia de gênero.

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Loris Malaguzzi, autor do poema “As Cem Linguagens da Criança” e idealizador da pedagogia que valoriza o pensamento dos pequenos e as linguagens utilizadas por eles, defende que o aprendizado decorre em grande parte do trabalho das próprias crianças, de suas atividades e do uso dos recursos que elas têm. Nesse sentido, as crianças desempenham um papel ativo na construção dos conhecimentos, e o aprendizado se torna um processo auto-construtivo.

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Ao organizar o trabalho pedagógico, tanto a ética em seu aspecto reflexivo como a moral terão relevante papel e serão espelho da formação e atuação do professor como ser, pessoa e como profissional. Vê-se, portanto, que a ética, enquanto reflexão e definição da intencionalidade formativa, assume uma atitude, uma prática, que é, portanto, política, uma vez que exigirá um posicionamento frente ao indivíduo no sentido de intervir para que ele tenha uma formação voltada ao consentimento ou à mudança de suas condições sociais previamente dadas.