Questões de Concurso
Filtrar
4.830 Questões de concurso encontradas
Página 497 de 966
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
A documentação pedagógica representa um processo próprio de pedagogias participativas que se assentam na competência autoral e comunicativa de adultos e de crianças sensíveis na constituição de práticas educativas significativas, propiciadoras de aprendizagens experenciais crescentemente ampliadas. Nesse sentido, é possível afirmar que a estratégia da documentação pedagógica se converte em uma ferramenta poderosa na reconstrução de significados no ambiente educacional.
Julgue o item que se segue.
O reconhecimento de que o paradigma fragmentador esgotou sua possibilidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento da humanidade é visto como sendo possível, a partir de uma visão dialética entre dimensões polares. Emerge, portanto, no quadro referencial dessa ideia, a necessidade, no contexto da sala de aula, da segregação entre a teoria e a prática, o conteúdo e a realidade, a objetividade e a subjetividade, o ensino e a avaliação, os meios e os fins, dentre muitos dos múltiplos fatores integrantes do processo pedagógico.
Julgue o item que se segue.
Considere o seguinte problema: Carla tinha alguns doces e, após ganhar um jogo, ela ganhou mais 2 doces. Agora Carla possui 12 doces. Quantos doces ela tinha antes de vencer o jogo? O problema apresentado é chamado “problema inverso” porque a situação descrita no problema envolve um esquema de ação, mas a solução exige a aplicação do esquema inverso.
Julgue o item que se segue.
Pode-se afirmar que uma proposta que considere a teoria de Wallon privilegiará a observação atenta das crianças, de tal modo que seja possível reconhecer as mudanças de objetivos de sua conduta, em diferentes idades e situações. Nesse sentido, o meio é o campo da atividade da criança, ao mesmo tempo em que dele retira recursos para sua ação.
Julgue o item que se segue.
Caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou econômica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda: ataques físicos; insultos pessoais; comentários sistemáticos e apelidos pejorativos; ameaças por quaisquer meios; grafites depreciativos; expressões preconceituosas; isolamento social consciente e premeditado; pilhérias.