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Questões por página:
Sobre a origem do Ensino Religioso, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ensino Religioso como componente curricular teve a sua origem nas instituições escolares mantidas pelo Estado, com valorização do direito da pluralidade cultural, com um sistema escolar organizado de forma independente e as igrejas com menor ou nenhuma influência nos debates escolares.
II. Como componente curricular, o Ensino Religioso passou a ser pensado a partir de orientações próximas das práticas da leitura, da escrita e dos elementos matemáticos.
III. O Ensino Religioso, como componente curricular, foi estruturado durante o período colonial brasileiro, implementado pelas ordens e congregações religiosas, especialmente os membros da Companhia de Jesus.
Está CORRETO o que se afirma em
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Com base na charge e no texto, assinale a alternativa CORRETA.
As discussões sobre o Ensino Religioso no Brasil se desenvolveram desde o período colonial, a partir de uma abordagem devocional e catequética, até diálogos educacionais com parâmetros específicos para a educação laica no período contemporâneo. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
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A partir do artigo e dos documentos norteadores da educação, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ensino Religioso na Educação Básica é organizado pelas instituições educacionais, com princípios proselitistas a partir dos posicionamentos dos docentes e gestores.
II. A matrícula no componente curricular de Ensino Religioso é facultativa, oferecido em horário regular, com abordagens plurais e respeito à diversidade de crenças.
III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) reforça o artigo 210 da Constituição Federal e estabelece um ensino confessional para a educação básica.
Assinale a alternativa CORRRETA.
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Eliana Ruiz, no livro “Como se corrige redação na escola” (Ed. Mercado das Letras,2003, p.221), identificou quatro tipos de estratégias interventivas nas correções feitas pelos professores em produções textuais:
“a correção resolutiva (em que se apresentam soluções para os problemas detectados no texto, com propostas precisas de alterações), a correção indicativa (na qual se indicam, por meio de símbolos icônicos, os „sintomas‟ da „moléstia‟ textual), a correção classificatória (na qual se apontam, por meio de uma metalinguagem codificada específica, as categorias nas quais tais „sintomas‟ poderiam ser classificados), e a correção textual-interativa („bilhetes‟, por meio dos quais se estabelece uma interlocução não-codificada com o aluno, resolvendo-se indicando-se e/ou classificando-se os problemas do texto ou, ainda, atentando-se para a própria tarefa de revisão do aluno”.
Observando a correção realizada pelo professor na redação do texto, assinale a alternativa em que há a CORRETA classificação para a correção realizada pelo professor.