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Concurso:
Prefeitura Municipal de Taperoá - PB
Disciplina:
Pedagogia
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os temas Transversais são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) os Temas Transversais compreendem as seguintes áreas: Assinale a alternativa CORRETA:
I. Ética II. Orientação Sexual, III. Meio Ambiente IV. Saúde V. Pluralidade Cultural VI. Trabalho e Consumo
Estão CORRETAS:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) os Temas Transversais compreendem as seguintes áreas: Assinale a alternativa CORRETA:
I. Ética II. Orientação Sexual, III. Meio Ambiente IV. Saúde V. Pluralidade Cultural VI. Trabalho e Consumo
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Taperoá - PB
Disciplina:
Pedagogia
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos.
De acordo com as Tendências Pedagógicas que norteiam a educação brasileira, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa:
( )Tendência Progressivista Libertária a aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. ( ) Na Tendência Liberal Tradicional o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. ( ) Na Tendência Liberal Renovada Progressivista a escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social e os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problema. ( ) Na Tendência Progressivista Libertadora, defendida por Paulo Freire, prioriza a valorização da experiência vivida com base da relação educativa. A relação entre professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente.
A sequência CORRETA é:
De acordo com as Tendências Pedagógicas que norteiam a educação brasileira, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa:
( )Tendência Progressivista Libertária a aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. ( ) Na Tendência Liberal Tradicional o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. ( ) Na Tendência Liberal Renovada Progressivista a escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social e os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problema. ( ) Na Tendência Progressivista Libertadora, defendida por Paulo Freire, prioriza a valorização da experiência vivida com base da relação educativa. A relação entre professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente.
A sequência CORRETA é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Pedagogia
Para o Psicopedagogo, o processo de aprendizagem do aluno se assegura na concepção de:
I. Aprender é um processo que implica pôr em ação diferentes sistemas que intervêm em todo sujeito: a rede de relações e códigos culturais e de linguagem que, desde antes do nascimento, têm lugar em cada ser humano à medida que ele se incorpora à sociedade.
II. Saber e a um saber-fazer, às condições subjetivas e relacionais – em especial familiares e escolares – às inibições, atrasos e desvios do sujeito ou grupo a ser diagnosticado.
III. Que o conhecimento não se cristaliza numa delimitação fixa, nem nos déficits e alterações subjetivas do aprender, mas avalia a possibilidade do sujeito, a disponibilidade afetiva de saber e de fazer, reconhecendo que o saber é próprio do sujeito.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Aprender é um processo que implica pôr em ação diferentes sistemas que intervêm em todo sujeito: a rede de relações e códigos culturais e de linguagem que, desde antes do nascimento, têm lugar em cada ser humano à medida que ele se incorpora à sociedade.
II. Saber e a um saber-fazer, às condições subjetivas e relacionais – em especial familiares e escolares – às inibições, atrasos e desvios do sujeito ou grupo a ser diagnosticado.
III. Que o conhecimento não se cristaliza numa delimitação fixa, nem nos déficits e alterações subjetivas do aprender, mas avalia a possibilidade do sujeito, a disponibilidade afetiva de saber e de fazer, reconhecendo que o saber é próprio do sujeito.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Pedagogia
A respeito do trabalho do Psicopedagogo no processo de aprendizagem do aluno, analise os itens a seguir:
I. O trabalho do Psicopedagogo implica em compreender a situação de aprendizagem do sujeito dentro do seu próprio contexto. Tal compreensão requer uma modalidade particular de atuação para a situação em estudo, o que significa que não há procedimentos predeterminados.
II. A atuação do Psicopedagogo tem como objeto central de estudo em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.
III. O Psicopedagogo estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrandoos e sintetizando-os.
IV. O Psicopedagogo tem a função de orientar os educadores e pais sobre a melhor forma de lidar com a criança, direciona a elaboração de programas de reforço escolar e a adoção de estratégias clínicas e/ou educacionais que auxiliam a criança no desenvolvimento escolar.
V. É fundamental que o Psicopedagogo saiba o que é ensinar e o que é aprender; como interferem os sistemas e métodos educativos; os problemas estruturais que intervêm no surgimento dos transtornos de aprendizagem e no processo escolar.
Estão CORRETOS:
I. O trabalho do Psicopedagogo implica em compreender a situação de aprendizagem do sujeito dentro do seu próprio contexto. Tal compreensão requer uma modalidade particular de atuação para a situação em estudo, o que significa que não há procedimentos predeterminados.
II. A atuação do Psicopedagogo tem como objeto central de estudo em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.
III. O Psicopedagogo estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrandoos e sintetizando-os.
IV. O Psicopedagogo tem a função de orientar os educadores e pais sobre a melhor forma de lidar com a criança, direciona a elaboração de programas de reforço escolar e a adoção de estratégias clínicas e/ou educacionais que auxiliam a criança no desenvolvimento escolar.
V. É fundamental que o Psicopedagogo saiba o que é ensinar e o que é aprender; como interferem os sistemas e métodos educativos; os problemas estruturais que intervêm no surgimento dos transtornos de aprendizagem e no processo escolar.
Estão CORRETOS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Pedagogia
Segundo art.3º do Código de Ética do Psicopedagogo, as atividades do Psicopedagogo têm por objetivo, EXCETO: