Questões de Concurso
Filtrar
4.665 Questões de concurso encontradas
Página 513 de 933
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Já faz parte do nosso vocabulário, falar de ética profissional ou de sua ausência em meio à sociedade. A ética, na prática pedagógica, por exemplo, tende a valorizar os conhecimentos dos educandos e harmonizar a convivência entre todos que, ali, se encontram inseridos. Um exemplo de indivíduo que age buscando contemplar a ética é
Disciplina:
Pedagogia
Quanto à ética profissional, leia as afirmativas a seguir.
I. Praticar a ética é, ao mesmo tempo, praticar a parcialidade e a justiça, pois a primeira assume as qualidades e o descumprimento dos deveres e a segunda depende, essencialmente, da primeira.
II. A ética é o pivô que dá sustentação e equilíbrio às tarefas profissionais no dia a dia e que, portanto deve estar presente em todos os setores da sociedade.
III. O indivíduo ético procura sair de sua zona de conforto em busca das inovações e dos conhecimentos científicos, principalmente, de sua área, com o intuito de poder oferecer o melhor para sua clientela.
IV. A ética é algo indispensável à vida profissional do homem, tendo em vista a sua contribuição no processo de humanização e norteamento de conduta e de valores.
Quanto à ética, em todos os ambientes profissionais, marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I. Praticar a ética é, ao mesmo tempo, praticar a parcialidade e a justiça, pois a primeira assume as qualidades e o descumprimento dos deveres e a segunda depende, essencialmente, da primeira.
II. A ética é o pivô que dá sustentação e equilíbrio às tarefas profissionais no dia a dia e que, portanto deve estar presente em todos os setores da sociedade.
III. O indivíduo ético procura sair de sua zona de conforto em busca das inovações e dos conhecimentos científicos, principalmente, de sua área, com o intuito de poder oferecer o melhor para sua clientela.
IV. A ética é algo indispensável à vida profissional do homem, tendo em vista a sua contribuição no processo de humanização e norteamento de conduta e de valores.
Quanto à ética, em todos os ambientes profissionais, marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Disciplina:
Pedagogia
Para que a utilização dos recursos didáticos realmente colabore com a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem, cabe ao professor a utilização de critérios e princípios norteadores. Dessa forma, o docente precisa
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Disciplina:
Pedagogia
Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:
Disciplina:
Pedagogia
A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.