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Dentro de uma proposta de escola inclusiva, a inclusão gera uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades na instituição de ensino, mas apoia a todos: professores, alunos e pessoal administrativo, para que obtenham sucesso na escola convencional.
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Dentro do contexto de educação inclusiva, cabe aos sistemas de ensino organizar a educação especial numa perspectiva inclusiva e disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.
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Na perspectiva de uma educação inclusiva, a educação especial integra a proposta pedagógica da escola regular e promove o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades / superdotação.
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Sobre as múltiplas leituras dos processos de avaliação, pode-se afirmar que, sendo a escola um sistema social complexo, composto por inúmeros sujeitos em relação, não necessariamente afinados em suas concepções ético-políticas e/ou técnico-operacionais, o esperado é que o trabalho coletivo que executam seja marcado socialmente pela heterogeneidade de suas histórias e itinerários. Isso exige que sejam engendrados acordos para que o projeto pedagógico em que estão envolvidos caminhe e possa frutificar. Esses acordos, igualmente, precisam ser avaliados e isso acresce outros níveis de complexidade para a avaliação, pois incorpora outros protagonistas e olhares ao processo.
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O professor deve dominar o conceito de saber atitudinal, que compreende as atitudes e posturas do professor tais como disciplina, pontualidade, coerência, clareza, justiça e equidade, diálogo, respeito às pessoas dos educandos, atenção às suas dificuldades etc. Por outro lado, o saber crítico-contextual é o conhecimento que o professor tem sobre a sociedade e a compreensão do contexto com base no qual e para o qual desenvolve-se o trabalho educativo.