Questões de Concurso
Filtrar
4.830 Questões de concurso encontradas
Página 537 de 966
Questões por página:
Leia o texto a seguir, completando as lacunas.
Gaudêncio Frigotto e Ronaldo Araújo, no artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado” (2015), apontam que, para a organização do currículo integrado, são necessários três princípios:
O terceiro princípio é o compromisso com a transformação social.
As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas são:
Leia o texto a seguir, completando as lacunas.
A formação docente é um tema amplamente discutido pela literatura educacional e suscita inúmeros debates. Em uma perspectiva libertadora, Paulo Freire (2004) alerta que a formação docente ocorre em um processo oposto à repetição mecânica de gestos, mas em um processo vivo em que estão envolvidos sentimentos e emoções que oscilam conforme ocorrem inseguranças e superações. Além disso, observa que a criticidade deve estar presente em um processo verdadeiramente formativo e, para isso, deve-se buscar a promoção da curiosidade _____________ à curiosidade ____________.
As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:
Leia o texto a seguir, completando a lacuna.
Segundo Nilma Gomes (2007), no livro “Indagações sobre currículo: diversidade e currículo”, “A diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Ao entrarmos nesse campo, estamos lidando com a construção histórica, social e cultural das diferenças a qual está ligada às relações de poder, aos processos de colonização e dominação. Portanto, ao falarmos sobre a diversidade (biológica e cultural) não podemos desconsiderar a construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais”.
Ainda segundo a autora, “a diversidade indaga [questiona] o currículo, a escola, as suas lógicas, a sua organização espacial e temporal”. Assim, entendendo a educação como um direito social, pode-se dizer que “assumir a diversidade na construção de um currículo é posicionar-se __________________________________ diversas formas de dominação, exclusão e discriminação”.
O segmento que completa corretamente a lacuna com a ideia defendida pela autora é:
Leia o texto a seguir, completando a lacuna.
Ivani Fazenda (1993) afirma que nenhuma forma de conhecimento se esgota em si mesma. O ato de agir ou pensar de forma interdisciplinar parte deste pressuposto e necessita do diálogo permanente entre diversas áreas do conhecimento. A autora faz esta afirmação ao analisar a relação entre senso comum e conhecimento científico. Assim, considera que esta relação se dá de forma a produzirem, juntos, novos conhecimentos (nova racionalidade) e que estes não se constituem “puros”. Assim, essa nova racionalidade se dá em situações em que o conhecimento não seja ____________________________.
O segmento que completa, corretamente, a lacuna do enunciado acima é:
Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida.
No que tange a esse assunto, Moran afirma que as metodologias