Questões de Concurso
Filtrar
                
                  5.212 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 54 de 1.043                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                IF Sertão - PE 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 As metodologias ativas têm ganhado destaque no cenário educacional contemporâneo por promoverem maior engajamento dos estudantes e favorecerem a construção significativa do conhecimento. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando algumas das principais metodologias utilizadas atualmente às suas respectivas características. 
 
Coluna 1
  
1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). 2. Sala de aula invertida. 3. Gamificação. 4. Ensino híbrido. 5. Cultura maker.
  
Coluna 2
  
( ) Combina atividades presenciais e online, promovendo flexibilidade e personalização do ensino.
  
( ) Estimula a resolução de problemas reais por meio de projetos interdisciplinares e colaborativos.
  
( ) Utiliza elementos de jogos para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos.
  
( ) Incentiva a criação de protótipos e soluções práticas, valorizando o “aprender fazendo”.
  
( ) O aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo de aula para atividades práticas e discussões.
  
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
    Coluna 1
1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). 2. Sala de aula invertida. 3. Gamificação. 4. Ensino híbrido. 5. Cultura maker.
Coluna 2
( ) Combina atividades presenciais e online, promovendo flexibilidade e personalização do ensino.
( ) Estimula a resolução de problemas reais por meio de projetos interdisciplinares e colaborativos.
( ) Utiliza elementos de jogos para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos.
( ) Incentiva a criação de protótipos e soluções práticas, valorizando o “aprender fazendo”.
( ) O aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo de aula para atividades práticas e discussões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
                Concurso:
                IF Sertão - PE 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Sobre a prática docente contemporânea, analise as assertivas abaixo e assinale V,  se verdadeiras, ou F, se falsas. 
 
( ) A didática é o campo da Pedagogia que estuda os métodos e as técnicas de ensino-aprendizagem, sendo essencial para a prática docente.
( ) Abordagens interdisciplinares enfraquecem a autonomia individual de cada disciplina.
( ) A abordagem transdisciplinar valoriza a complexidade e a construção coletiva do conhecimento, envolvendo inclusive saberes não acadêmicos.
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
    ( ) A didática é o campo da Pedagogia que estuda os métodos e as técnicas de ensino-aprendizagem, sendo essencial para a prática docente.
( ) Abordagens interdisciplinares enfraquecem a autonomia individual de cada disciplina.
( ) A abordagem transdisciplinar valoriza a complexidade e a construção coletiva do conhecimento, envolvendo inclusive saberes não acadêmicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
                Concurso:
                IF Sertão - PE 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Sobre as metodologias e a interdisciplinaridade no contexto da EPCT, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.  
 
I. As metodologias ativas favorecem o protagonismo dos estudantes, estimulando a resolução de problemas reais e o trabalho colaborativo.
 
II. A interdisciplinaridade contribui para a superação da fragmentação do conhecimento, promovendo uma formação mais contextualizada e significativa.
 
III. A articulação entre teoria e prática é um princípio fundamental das metodologias utilizadas na EPCT.
 
IV. Projetos integradores e estudos de caso são exemplos de estratégias metodológicas que favorecem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências.
    I. As metodologias ativas favorecem o protagonismo dos estudantes, estimulando a resolução de problemas reais e o trabalho colaborativo.
II. A interdisciplinaridade contribui para a superação da fragmentação do conhecimento, promovendo uma formação mais contextualizada e significativa.
III. A articulação entre teoria e prática é um princípio fundamental das metodologias utilizadas na EPCT.
IV. Projetos integradores e estudos de caso são exemplos de estratégias metodológicas que favorecem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências.
                Concurso:
                IF Sertão - PE 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 As diferentes tendências pedagógicas expressam concepções distintas sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando corretamente as tendências pedagógicas às suas implicações na prática docente.  
 
Coluna 1
  
1. Tradicional. 2. Tecnicista. 3. Libertadora. 4. Crítico-social dos conteúdos. 5. Construtivista.
  
Coluna 2
  
( ) O professor atua como mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e a consciência crítica dos alunos.
  
  
( ) O professor centraliza sua atuação na aplicação de técnicas e procedimentos previamente definidos, com foco em resultados mensuráveis.
  
( ) O professor é visto como autoridade transmissora de saberes, com ênfase na disciplina e na memorização.
  
( ) O professor planeja o ensino com intencionalidade, articulando conteúdos escolares à realidade social dos alunos.
  
( ) O professor organiza situações de aprendizagem que favorecem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.
  
  
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  
    
    Coluna 1
1. Tradicional. 2. Tecnicista. 3. Libertadora. 4. Crítico-social dos conteúdos. 5. Construtivista.
Coluna 2
( ) O professor atua como mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e a consciência crítica dos alunos.
( ) O professor centraliza sua atuação na aplicação de técnicas e procedimentos previamente definidos, com foco em resultados mensuráveis.
( ) O professor é visto como autoridade transmissora de saberes, com ênfase na disciplina e na memorização.
( ) O professor planeja o ensino com intencionalidade, articulando conteúdos escolares à realidade social dos alunos.
( ) O professor organiza situações de aprendizagem que favorecem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
                Concurso:
                IF Sertão - PE 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A prática docente contemporânea exige uma abordagem didática que dialogue com diferentes formas de organização do conhecimento, como a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Sobre essas abordagens, analise as assertivas abaixo: 
 
   
I. A interdisciplinaridade propõe a articulação entre diferentes disciplinas, promovendo a construção de saberes integrados e contextualizados.
 
II. A transdisciplinaridade ultrapassa os limites das disciplinas, envolvendo saberes científicos, éticos, espirituais e culturais, com foco na complexidade dos fenômenos.
 
III. A didática, enquanto campo de estudo, contribui para a organização dos conteúdos e das estratégias de ensino, considerando os objetivos educacionais e o contexto dos alunos.
 
IV. A ação docente interdisciplinar exige planejamento coletivo, diálogo entre áreas do conhecimento e foco na resolução de problemas reais.
 
 
Quais estão corretas?
    I. A interdisciplinaridade propõe a articulação entre diferentes disciplinas, promovendo a construção de saberes integrados e contextualizados.
II. A transdisciplinaridade ultrapassa os limites das disciplinas, envolvendo saberes científicos, éticos, espirituais e culturais, com foco na complexidade dos fenômenos.
III. A didática, enquanto campo de estudo, contribui para a organização dos conteúdos e das estratégias de ensino, considerando os objetivos educacionais e o contexto dos alunos.
IV. A ação docente interdisciplinar exige planejamento coletivo, diálogo entre áreas do conhecimento e foco na resolução de problemas reais.
Quais estão corretas?