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As discussões sobre o Ensino Religioso no Brasil se desenvolveram desde o período colonial, a partir de uma abordagem devocional e catequética, até diálogos educacionais com parâmetros específicos para a educação laica no período contemporâneo. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
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A partir do artigo e dos documentos norteadores da educação, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ensino Religioso na Educação Básica é organizado pelas instituições educacionais, com princípios proselitistas a partir dos posicionamentos dos docentes e gestores.
II. A matrícula no componente curricular de Ensino Religioso é facultativa, oferecido em horário regular, com abordagens plurais e respeito à diversidade de crenças.
III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) reforça o artigo 210 da Constituição Federal e estabelece um ensino confessional para a educação básica.
Assinale a alternativa CORRRETA.
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Eliana Ruiz, no livro “Como se corrige redação na escola” (Ed. Mercado das Letras,2003, p.221), identificou quatro tipos de estratégias interventivas nas correções feitas pelos professores em produções textuais:
“a correção resolutiva (em que se apresentam soluções para os problemas detectados no texto, com propostas precisas de alterações), a correção indicativa (na qual se indicam, por meio de símbolos icônicos, os „sintomas‟ da „moléstia‟ textual), a correção classificatória (na qual se apontam, por meio de uma metalinguagem codificada específica, as categorias nas quais tais „sintomas‟ poderiam ser classificados), e a correção textual-interativa („bilhetes‟, por meio dos quais se estabelece uma interlocução não-codificada com o aluno, resolvendo-se indicando-se e/ou classificando-se os problemas do texto ou, ainda, atentando-se para a própria tarefa de revisão do aluno”.
Observando a correção realizada pelo professor na redação do texto, assinale a alternativa em que há a CORRETA classificação para a correção realizada pelo professor.
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Os temas transversais devem estar presentes nos planejamentos e abordagens dadas às aulas de Língua Portuguesa, como propõem os PCNs do Ensino Fundamental.
Com base no documento norteador, julgue os temas transversais abaixo e as propostas de atividades dos itens, para o trabalho pedagógico do texto.
I. Ética: o professor pode abordar o fato da animalização do homem e os atributos que o diferem dos outros animais, como condição de dignidade humana.
II. Saúde: o professor pode abordar as condições sanitárias e de higiene para alimentação e a preservação da saúde.
III. Meio ambiente: o professor pode abordar a poluição que está presente nas cidades e fazem o pátio, lugar de vida comunitária, estar imundo e com detritos.
IV. Trabalho e consumo: o professor pode evidenciar a relação de consumo consciente dos produtos da vida diária, como a forma de produção que geram muito lixo.

Os itens que apresentam trabalhos transversais possíveis em relação ao poema, preconizados pelo PCNs são:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam 4 pontos que fundamentam as perspectivas para a transversalidade, para que os temas transversais irem além da organização dos conteúdos.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses pontos.