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Para que a utilização dos recursos didáticos realmente colabore com a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem, cabe ao professor a utilização de critérios e princípios norteadores. Dessa forma, o docente precisa
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.

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Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:
A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.

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Leia o fragmento de texto a seguir.
Segundo Mantoam (2015), o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Considerando esse contexto, a escola pública como instrumento de inclusão social deve contemplar
I. a promoção da cultura que leva ao pensamento que as diferenças provocam uma situação de risco. II. a utilização dos modelos pedagógicos padronizados que oferecem apenas a instrução básica. III. a oferta de matrículas para alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular. IV. as adaptações curriculares para promoverem maior eficácia educativa à pessoa com deficiência.
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Na Escola Municipal Machado de Assis, durante a Semana Pedagógica, no início do ano letivo, a equipe disponibiliza aos professores um modelo de Plano de Trabalho Docente orientando o seu preenchimento. Nesse contexto, o plano de trabalho docente deve contemplar
I. os conteúdos estruturantes, básicos e específicos. II. os recursos federais do planejamento financeiro. III. os encaminhamentos metodológicos. IV. os critérios de avaliação e os recursos didáticos. V. a supressão da sequência didática planejada.
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