Filtrar


Questões por página:
É um processo de tomada de decisão sobre a dinâmica escolar, essa modalidade orienta toda a ação educativa na escola e deve ser multidisciplinar, envolvendo todos os componentes escolares que, direta ou indiretamente, fazem parte do processo educativo (diretor, supervisor pedagógico, orientador educacional e professores). Além disso, abrange todas as experiências vividas pelo aluno em uma escola, por isso cada escola deve possuir o seu próprio. O conceito acima faz menção a qual opção?
A comunidade escolar concentra uma grande diversidade humana, portanto não deve ser indiferente a esta realidade. Entender essa questão auxilia no cumprimento da responsabilidade de formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes.
I. Numa mesma sala de aula encontram-se alunos provenientes de vários segmentos sociais, apresentando diferentes condições econômicas, além de portadores de necessidades especiais, descendentes de diferentes etnias, dentre outros. II. A educação inclusiva prima pela inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, impedindo qualquer tipo de segregação, atende todos de forma igualitária, independente de ter ou não condições peculiares de aprendizagem. III. O desenvolvimento das práticas pedagógicas que tenham como princípio a inclusão plena de todos os alunos ainda é um desafio, pois muitos profissionais ainda sentem dificuldades em realizar atividades desse tipo e a lidar com essa questão. IV. A escola inclusiva depende exclusivamente da relação professor-aluno, assim os outros funcionários do ambiente escolar não possuem envolvimento direto nesse processo.
A respeito da educação inclusiva e ao respeito às diferenças, assinale a opção correta:

Assinale F para falso e V para verdadeiro, Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem.

( )Os estudos sobre a Teoria Construtivista começaram com Piaget (1896-1980), que foi um biólogo com preocupações eminentemente epistemológicas (Teoria da Conhecimento), numa perspectiva interdisciplinar.

( ) A grande pergunta que formulou foi: "Como se passa de um conhecimento menos elaborado para um conhecimento mais elaborado?"

( ) Pesquisou e elaborou uma teoria sobre os mecanismos cognitivos da espécie (sujeito epistêmico) e dos indivíduos (sujeito psicológico).

( ) Piaget, entendendo ser praticamente impossível remontar aos primórdios da humanidade e compreender qual foi, efetivamente, o processo de desenvolvimento cognitivo desde o homem primitivo até os dias atuais (Filogênese), voltou-se para o desenvolvimento da espécie humana, do nascimento até a idade adulta

Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa é uma das obras mais importantes do célebre educador Paulo Freire. Assinale a alternativa que não corresponde à obra.

A escola deve garantir o uso igualitário dos seus espaços, eliminando barreiras que permitam o uso de todos na sua máxima extensão para