Filtrar


Questões por página:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação (1998) no que tange à relação entre aprendizagem e mundo do trabalho, as metodologias precisam estar em consonância com as novas demandas da Educação Básica, em que se destacam os conteúdos que façam sentido para o momento de vida presente e que ao mesmo tempo favoreçam o aprendizado de que o processo de aprender é permanente. Para tanto, é necessária a utilização de metodologias capazes de priorizar:
Indique se os itens a seguir completam de maneira verdadeira (V) ou falsa (F) o texto e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Para os pesquisadores contemporâneos, o plano de aula estabelece a proposta de trabalho do(a) professor(a) para uma determinada aula ou uma totalidade de aulas, representando maior detalhamento e objetividade do planejamento. Por meio desse documento, o(a) professor(a) aponta os procedimentos primordiais para a realização dos planos de estudos. Sendo assim, o plano de aula deve:
( ) apontar para os objetivos a serem alcançados. ( ) descrever o conteúdo que será trabalhado na aula. ( ) ser dedicado exclusivamente para os(as) professores(as) inexperientes. ( ) definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos. ( ) sugerir recursos que serão utilizados durante a aula. ( ) deixar a forma de avaliação em aberto, visando a uma prática democrática.

Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.

1 – Tecnicismo

2 – Escola nova

3 – Totalitarismo

( ) Faz crítica ao comunismo e ao caráter individualista do liberalismo. Despreza a democracia e valoriza, ao contrário, o papel mais forte da elite dirigente. A educação assume caráter privilegiado de controle e difusão da ideologia oficial.

( ) No Brasil, essa tendência foi introduzida no período da ditadura militar (décadas de 1960 e 1970) e prejudicou sobretudo as escolas públicas. Uma das consequências funestas é a excessiva burocratização do ensino.

( ) Tem por ideal educar para a liberdade, no sentido de possibilitar a autogestão do educando e a construção da sociedade democrática.

Visualizar Questão Comentada
Segundo os pilares da educação da Unesco relacionados com a educação do futuro, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O aprender a conviver é o grande desafio da sociedade moderna.
( ) O aprender a conhecer refere-se à necessidade de apropriar-se somente de conhecimentos acumulados.
( ) O aprender a fazer pretende levar para a prática o conhecimento teórico.
( ) O aprender a ser é a percepção superficial de si em relação ao outro.
Visualizar Questão Comentada
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Segundo renomados teóricos da educação, para que a construção do projeto político-pedagógico seja possível, não é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais ou mobilizá-los de forma espontânea, mas propiciar situações que lhes permitam aprender a realizar o fazer pedagógico de forma __________
Visualizar Questão Comentada