Filtrar


Questões por página:
Em uma reunião da escola para discutir o projeto político- -pedagógico, o professor Carlos indagou sobre a relevância da autonomia da escola no contexto daquela discussão. A coordenadora pedagógica respondeu que há uma vinculação estreita entre eles e que, segundo Carmen Neves (In: Veiga,1996), a autonomia consolida-se em três eixos articulados entre si
Considerando que para Lenise Garcia (sd) o currículo e a cultura se relacionam, sobre transversalidade e interdisciplinaridade, a autora afirma que
A forma de trabalhar isolada, em que os professores chegam à escola, assinam o ponto, entram na classe, dão aula e vão embora, é resultado de modelo de escola que nasceu com a Revolução Industrial. De acordo com Weisz (2000), a principal característica desse modelo de escola é
Ao tratar do compromisso social e ético dos professores, Libaneo (2013) afirma que a característica mais importante da atividade profissional do professor é

Dos professores, ouvíamos: os pais dos alunos que mais precisam de ajuda são sempre os mais difíceis de trazer até a escola.


Dos pais desses alunos que mais precisam, ouvíamos: nós, que mais precisamos de ajuda, somos os mais cobrados pelas escolas.


Tais afirmações, de acordo com Castro e Regattieri (2009), são recorrentes em entrevistas e, ao citá-las as autoras querem demonstrar que, nas relações escola-família, em caso de fracasso escolar, o comportamento mais comum é