Filtrar


Questões por página:
O Conselho de Classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Segundo Veiga (2002), qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é o de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. (...) O Projeto Político-Pedagógico deve ser o norteador do ideal de qualidade que uma comunidade almeja alcançar, considerando-se objetivos, metas e recursos disponíveis para uma educação de qualidade. Acerca do exposto, assinale o pressuposto INCORRETO.

Sobre o processo de avaliação em matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) O erro na resolução de um problema ou em uma avaliação deve ser encarado como uma oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias de solução.

( ) O professor deve buscar selecionar e registrar situações e procedimentos que possam ser avaliados de modo a contribuir efetivamente para o crescimento do aluno.

( ) O professor deve incentivar e abrir espaço para que os alunos exponham, oral ou de forma escrita, suas observações, suas dificuldades e seus relatos sobre as atividades e conteúdos trabalhados.

A sequência está correta em:

De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o aluno:


I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou gerais.

II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva.

III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas.

IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos erros.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Com a intenção de proporcionar aos alunos uma educação comprometida com a qualidade, o Ministério da Educação elaborou na última década do século passado, os PCN’s. Acerca desse fato, analise:

1. Os conteúdos transversais foram sugeridos pelos educadores de várias escolas brasileiras, com a intenção da melhoria do trabalho pedagógico.

2. O termo “parâmetro” indica a ideia de fenômeno educativo a ser adotado por todos os educadores nas escolas brasileiras.

3. Os temas transversais referem-se a conceitos científicos da aprendizagem.

4. Constituem uma proposta flexível a ser implementada a partir das decisões regionais e locais sobre currículos e sobre os programas da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e professores.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):