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Concurso:
Câmara Municipal de Cáceres - MT -
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a legislação em vigor, é princípio da gestão democrática:
Concurso:
Câmara Municipal de Cáceres - MT -
Disciplina:
Pedagogia
Leia o texto:
Gestão é o conjunto de ações que garantem, numa determinada instituição, a consecução dos objetivos, que, por sua vez, correspondem às demandas ou aos direitos sociais. (...) A gestão de uma escola não é isolada das funções educativas, principalmente do processo de ensino–aprendizagem. (...) insistimos em que os professores e os funcionários não docentes (incluindo o diretor e sua equipe) – todos – são educadores. E todos também são gestores, porque a gestão, hoje, não é uma atividade-meio, ela é intrinsecamente pedagógica.
(MONLEVADE, J. A. C. Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Rede e-Tec Brasil,2012.)
O planejamento educacional é um dos elementos que compõem a gestão escolar. Dos itens a seguir, NÃO faz parte dele a
Gestão é o conjunto de ações que garantem, numa determinada instituição, a consecução dos objetivos, que, por sua vez, correspondem às demandas ou aos direitos sociais. (...) A gestão de uma escola não é isolada das funções educativas, principalmente do processo de ensino–aprendizagem. (...) insistimos em que os professores e os funcionários não docentes (incluindo o diretor e sua equipe) – todos – são educadores. E todos também são gestores, porque a gestão, hoje, não é uma atividade-meio, ela é intrinsecamente pedagógica.
(MONLEVADE, J. A. C. Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Rede e-Tec Brasil,2012.)
O planejamento educacional é um dos elementos que compõem a gestão escolar. Dos itens a seguir, NÃO faz parte dele a
Concurso:
Câmara Municipal de Cáceres - MT -
Disciplina:
Pedagogia
No processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola municipal, adotou-se as seguintes concepções:
I - A educação na escola é função de todos os profissionais que nela atuam. II - Todos os funcionários devem se sentir parte da escola. III - A proposta da escola deve prever oportunidades de formação permanente para educadores. IV - Os agentes educacionais participam das reuniões escolares na categoria de ouvintes.
As concepções presentes na elaboração do PPP que estão de acordo com a gestão democrática são
I - A educação na escola é função de todos os profissionais que nela atuam. II - Todos os funcionários devem se sentir parte da escola. III - A proposta da escola deve prever oportunidades de formação permanente para educadores. IV - Os agentes educacionais participam das reuniões escolares na categoria de ouvintes.
As concepções presentes na elaboração do PPP que estão de acordo com a gestão democrática são
Concurso:
Câmara Municipal de Cáceres - MT -
Disciplina:
Pedagogia
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Numere sequencialmente as seguintes fases ou passos didáticos da aula.
( ) Aplicação
( ) Controle e avaliação dos resultados escolares
( ) Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades
( ) Preparação e introdução da matéria
( ) Tratamento didático da matéria nova
Assinale a sequência correta.
Concurso:
Câmara Municipal de Cáceres - MT -
Disciplina:
Pedagogia
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Considere:
I - Ampliação do nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados.
II - Desvalorização da sala de aula como meio educativo, para formar as qualidades de personalidade do aluno.
III - Seleção de alunos e desenvolvimento das possibilidades de aproveitamento escolar dos mais aptos, diferenciando e individualizando o ensino em função do mérito.
IV - Formação de habilidades e hábitos, atitudes e convicções, que permitam a aplicação de conhecimento na solução de problemas em situações da vida prática.
As aulas devem cumprir as exigências:
I - Ampliação do nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados.
II - Desvalorização da sala de aula como meio educativo, para formar as qualidades de personalidade do aluno.
III - Seleção de alunos e desenvolvimento das possibilidades de aproveitamento escolar dos mais aptos, diferenciando e individualizando o ensino em função do mérito.
IV - Formação de habilidades e hábitos, atitudes e convicções, que permitam a aplicação de conhecimento na solução de problemas em situações da vida prática.
As aulas devem cumprir as exigências: