Filtrar


Questões por página:
Sabe-se que em seu início, especialmente no Brasil, as creches e maternais tinham objetivo assistencialista com as crianças. Assim, seu enfoque era

O papel do educador nas brincadeiras na Educação Infantil é o de


Visualizar Questão Comentada

O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil é


A organização do trabalho pedagógico na escola pública brasileira compreende o conjunto de práticas articuladas intencionalmente para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem. Essas práticas envolvem planejamento, execução, acompanhamento e avaliação, e estão diretamente relacionadas às concepções de educação e sociedade assumidas pela instituição escolar. Considerando os princípios que regem a organização do trabalho pedagógico na escola pública, especialmente em contextos democráticos e inclusivos, assinale a alternativa que expressa corretamente um elemento estruturante desse trabalho na perspectiva crítico-transformadora.
Visualizar Questão Comentada
A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções pedagógicas que, em cada contexto histórico, expressam os interesses sociais, políticos e econômicos predominantes. Entre essas concepções, destacam-se a pedagogia tradicional, a pedagogia tecnicista, a pedagogia progressista (em suas vertentes libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e as abordagens contemporâneas baseadas na inclusão e na diversidade. Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica distintiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme difundida a partir da década de 1980.
Visualizar Questão Comentada