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[...] de maneira a oportunizar relações verdadeiramente significativas entre o aluno e o conhecimento, como condição para a sua participação efetiva no trabalho e na sociedade, de modo a ser protagonista da construção de uma nova ordem social. Essa dimensão reafirma o caráter político do currículo [...] “é o resultado de um projeto intencional de formação humana orientado para uma utopia, ao redor do qual se articulam todos os esforços da comunidade escolar”.

(KUENZER,2000, p.67,68.)

A organização do trabalho pedagógico será dada pela opção política que a escola fizer e pelas escolhas; com relação às diferentes formas de organização dos componentes curriculares, a seleção e a organização dos conteúdos devem pressupor a triagem de alguns conteúdos organizados de modo a promover a EXCEÇÃO de uma; assinale-a.

Imagem associada para resolução da questão


Tendo como referencial as imagens, é possível inferir que:

Para a realização do ato da matrícula, de modo que o registro da criança/adolescente como aluno da instituição seja plenamente efetivado, alguns critérios devem ser observados pela secretaria escolar e cumpridos pelo matriculando. Dentre as obrigações para que um aluno seja efetivamente matriculado em uma determinada série/ano/período, pode-se citar, EXCETO:
Trabalhar na secretaria de uma instituição significa, além de manter contato com os ambientes de ensino e as práticas pedagógicas, administrar documentos fundamentais ao contexto escolar. Um exemplo de documento frequentemente requisitado por alunos e ex-alunos, por razões curriculares, qualificativas e de transferência de instituição, é o histórico escolar. Nele, constam informações imprescindíveis para a avaliação do desempenho do aluno e sua identificação como estudante, dentre as quais pode-se citar, EXCETO:
A matrícula é um dos principais eventos administrativos em uma instituição de ensino, uma vez que consiste na efetivação da entrada do aluno no ambiente escolar e a consumação da possibilidade de início de suas atividades letivas em convergência com os processos pedagógicos de sua turma. Quando o aluno passa de um estabelecimento de ensino para outro, independentemente da localização de ambos, apresentando o histórico escolar do estabelecimento de ensino de origem ao estabelecimento de ensino de destino, tem-se um caso de matrícula: