Questões de Concurso
Filtrar
4.602 Questões de concurso encontradas
Página 605 de 921
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
A noção de comunidade de aprendizagem é identificada como aspiração e como experiência histórica em todos os países. Sua reativação e expansão no momento atual têm a ver com um conjunto de fatores. Em relação a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
O livro didático ainda é, nos dias atuais, um dos materiais pedagógicos mais utilizados pelos professores, principalmente nas escolas públicas, onde, na maioria das vezes, esse livro constitui-se na única fonte de leitura para os alunos oriundos das classes populares. Acerca do uso de livros didáticos que atendam as experiências e processos culturais, sem o estigma da desigualdade e do racismo, considere as seguintes afirmações:
I- O livro didático, de um modo geral, omite ou apresenta de uma forma simplificada e falsificada o cotidiano, as experiências e o processo histórico-cultural de diversos segmentos sociais, tais como a mulher, o branco, o negro, os indígenas e os trabalhadores, entre outros.
II- A criança negra era ilustrada e descrita através de estereótipos inferiorizantes e excluída do processo de comunicação, uma vez que o autor se dirigia apenas ao público majoritário nele representado, constituído por crianças brancas e de classe média.
III- A ideologia do branqueamento se efetiva no momento em que, internalizando uma imagem negativa do outro e uma imagem positiva de si próprio, o indivíduo estigmatizado tende a se rejeitar, a não se estimar e a procurar aproximar-se em tudo do indivíduo estereotipado positivamente dos seus valores, tidos como bons e perfeitos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
I- O livro didático, de um modo geral, omite ou apresenta de uma forma simplificada e falsificada o cotidiano, as experiências e o processo histórico-cultural de diversos segmentos sociais, tais como a mulher, o branco, o negro, os indígenas e os trabalhadores, entre outros.
II- A criança negra era ilustrada e descrita através de estereótipos inferiorizantes e excluída do processo de comunicação, uma vez que o autor se dirigia apenas ao público majoritário nele representado, constituído por crianças brancas e de classe média.
III- A ideologia do branqueamento se efetiva no momento em que, internalizando uma imagem negativa do outro e uma imagem positiva de si próprio, o indivíduo estigmatizado tende a se rejeitar, a não se estimar e a procurar aproximar-se em tudo do indivíduo estereotipado positivamente dos seus valores, tidos como bons e perfeitos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
A análise das competências atribuídas aos conselhos escolares, instituídos como mecanismos de gestão democrática do ensino público pelos sistemas estaduais de ensino revela uma rica gama de experiências. A respeito das competências atribuídas aos conselhos, associe as seguintes colunas:
1 – Competência Deliberativa.
2 – Competência Consultiva.
3 – Competência Fiscal.
4 – Competência Mobilizadora.
( ) Atribuição de acompanhar, supervisionar, aprovar prestação de contas.
( ) Atribuição de decidir, deliberar, aprovar, elaborar.
( ) Atribuição de opinar, emitir parecer, discutir, participar.
( ) Atribuição de apoiar, avaliar, promover, estimular e outros não-incluídos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
1 – Competência Deliberativa.
2 – Competência Consultiva.
3 – Competência Fiscal.
4 – Competência Mobilizadora.
( ) Atribuição de acompanhar, supervisionar, aprovar prestação de contas.
( ) Atribuição de decidir, deliberar, aprovar, elaborar.
( ) Atribuição de opinar, emitir parecer, discutir, participar.
( ) Atribuição de apoiar, avaliar, promover, estimular e outros não-incluídos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
Ao longo da história sempre que os educandos mudaram, a pedagogia e a docência foram tensionadas. Aí as tensões assumem um caráter mais radical: quando as imagens dos educandos se quebram, que acontecerá com nossas imagens docentes? Na Parte I do livro Imagens Quebradas– Trajetórias e tempos de alunos e mestres, Arroyo (2009) dialoga com as tensões vividas nas escolas diante dessas imagens perdidas, quebradas. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:
I- É oportuno lembrar que os docentes se afirmaram por seu profissionalismo, seu preparo, seu protagonismo político, social e cultural. Os adolescentes e jovens também afirmam seu protagonismo nas escolas e na sociedade tanto por suas indisciplinas, quanto por sua nova presença no trabalho, na cultura, nos movimentos sociais.
II- Podemos continuar sonhando com alunos bons, alunos submissos, disciplinados, atentos, sem resistência, reação ou contestação. Condenaremos alguns alunos para salvar a imagem ordeira da maioria. Esta postura é a que mais aparece nos encontros docentes, porém não é a que mais acontece nas escolas.
III- As imagens cândidas, românticas de infância são as primeiras a destruir-se, como se não resistissem a uma infância e adolescência destruídas pela barbárie social e que nos assusta com suas condutas violentas e indisciplinadas.
São CORRETAS as afirmações:
I- É oportuno lembrar que os docentes se afirmaram por seu profissionalismo, seu preparo, seu protagonismo político, social e cultural. Os adolescentes e jovens também afirmam seu protagonismo nas escolas e na sociedade tanto por suas indisciplinas, quanto por sua nova presença no trabalho, na cultura, nos movimentos sociais.
II- Podemos continuar sonhando com alunos bons, alunos submissos, disciplinados, atentos, sem resistência, reação ou contestação. Condenaremos alguns alunos para salvar a imagem ordeira da maioria. Esta postura é a que mais aparece nos encontros docentes, porém não é a que mais acontece nas escolas.
III- As imagens cândidas, românticas de infância são as primeiras a destruir-se, como se não resistissem a uma infância e adolescência destruídas pela barbárie social e que nos assusta com suas condutas violentas e indisciplinadas.
São CORRETAS as afirmações:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
Rousseau, um dos mais conceituados pensadores do Século XVIII, em sua obra Emílio ou da Educação, propôs um projeto para a formação de um novo homem e de uma nova sociedade, destacando os princípios gerais para uma educação de qualidade. A respeito, considere as seguintes afirmações:
I- Rousseau desenvolveu seu projeto educacional em consonância com seu tempo e a formação humana em geral proposta pela educação de sua época.
II- Rousseau apresenta uma proposta que valoriza a liberdade, bem como o desenvolvimento das faculdades das crianças.
III- Rousseau opõe-se à possibilidade de a criança ser confundida com o adulto, e enfatiza a necessidade de ela ser tratada e compreendida de fato como criança.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Rousseau desenvolveu seu projeto educacional em consonância com seu tempo e a formação humana em geral proposta pela educação de sua época.
II- Rousseau apresenta uma proposta que valoriza a liberdade, bem como o desenvolvimento das faculdades das crianças.
III- Rousseau opõe-se à possibilidade de a criança ser confundida com o adulto, e enfatiza a necessidade de ela ser tratada e compreendida de fato como criança.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: