Filtrar


Questões por página:
Sobre a ética do profissional da educação infantil, leia a citação de CAMARGO,2014, p.3, e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna. “A ética é a responsável pela possibilidade atribuída à escola de conduzir o ser à condição de crítico e _________________ pelos seus atos, no entanto, ela entrelaça a estas condições a capacidade de definir o que seja justo e injusto, moral e imoral, uma vez que atribui valores às atitudes dos educandos e os vigia, como se a qualquer momento pudessem fazer, falar ou sentir algo que não é permitido eticamente”.
Médio de 2006, do Ministério da Educação, sugerem que as aulas de Sociologia trabalhem com temas, conceitos, teorias e pesquisas. Considerando essas orientações, relacione, corretamente, a função de cada recorte na Coluna I às vantagens de se trabalhar com cada um, em sala de aula, listadas na Coluna II.
Coluna I
1. Conceitos 2. Temas 3. Teorias 4. Pesquisas
Coluna II
( ) Explorar conhecimentos e metodologias que constituem as maneiras de explicar os fenômenos sociais por meio dos três outros recortes.
( ) Conhecer a história do pensamento sociológico e das múltiplas explicações para os fenômenos sociais.
( ) Desenvolver capacidade de abstração além do senso comum e domínio de uma linguagem científica.
( ) Evitar que o aluno sinta a disciplina como algo estranho e desencadear processos de aprendizagem associados aos seus interesses.
A sequência correta, de cima para baixo é:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM -, para permitir um trabalho mais integrado entre todas as áreas de Ciências da Natureza, e destas com Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, as competências em Física foram já organizadas de forma a explicitar os vínculos com essas outras áreas. Assim, há competências e habilidades relacionadas principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, enquanto há outras que dizem respeito à utilização da linguagem física e de sua comunicação, ou, finalmente, que tenham a ver com sua contextualização histórica e social. Considerando esse tema, assinale a afirmação verdadeira.
Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada