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Pedagogia
Os fundamentos e princípios da interdisciplinaridade e a contextualização no ensino médio procuram melhorar a visão de mundo dos estudantes. Durante a formação do estudante o propósito é desconstruir a ideia da verdade absoluta em relação aos fatos e temas que compõem a vida em sociedade e motivar os jovens e os adultos a investigarem os dados consultando suas origens. A seguir, estão descritos alguns dos fundamentos e dos princípios interdisciplinares, e definições, que podem ser estratégias pedagógicas positivas na formação do estudante. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O diálogo entre os estudantes proporciona a aprendizagem de si mesmo, dos outros e do mundo.
( ) O diálogo promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas.
( ) Conhecer os desejos, e desafios, reais do estudante favorece e desenvolve o conhecimento, conhecer o seu projeto de vida abre caminhos para articular a proposta pedagógica e as necessidades reais do estudante.
( ) Utilizar e realizar o registro como uma ação secundária. O registro das vivências, experiências, deve ser feito quando o tempo for suficiente na programação pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O diálogo entre os estudantes proporciona a aprendizagem de si mesmo, dos outros e do mundo.
( ) O diálogo promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas.
( ) Conhecer os desejos, e desafios, reais do estudante favorece e desenvolve o conhecimento, conhecer o seu projeto de vida abre caminhos para articular a proposta pedagógica e as necessidades reais do estudante.
( ) Utilizar e realizar o registro como uma ação secundária. O registro das vivências, experiências, deve ser feito quando o tempo for suficiente na programação pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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Pedagogia
O documento “Projeto Político Pedagógico” orienta as instituições sobre o programa adequado à formação do estudante-cidadão. A junção de três termos compõem o documento, cada uma das três dimensões tornam os objetivos e as realizações da proposta curricular significativos para as mudanças necessárias ao ambiente educativo. O projeto, uma das dimensões, assegura o registro das ações e metas formalizando a realização e transformação da realidade. A dimensão pedagógica determina a organização dos objetivos, dos métodos, das técnicas e das estratégias voltados ao processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito da dimensão política.
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Pedagogia
A pedagogia histórico-crítica se completa com a concepção dialética; as afinidades podem ser entendidas a partir da educação que se relacionando dialeticamente com a sociedade ocasiona uma condição determinada, na qual não deixa de influenciar o determinante, tornando-se um vetor da transformação social. Completando esta ideia, assinale a alternativa incorreta.
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Pedagogia
Saviani (2011, p.437) explica que a pedagogia das competências caracteriza a qualidade do modo “aprender a aprender”. Leia a seguir, a citação de Saviani sobre a pedagogia e a aprendizagem.
“(...), a “pedagogia das competências” apresenta-se como outra face da “pedagogia do aprender a aprender”, cujo objetivo é _______ os indivíduos de comportamentos flexíveis que lhes permitam ajustar-se às ________ de uma sociedade em que as próprias necessidades de ________ não estão garantidas.”
(Fonte/ Referência: Fonte/ Referência: SAVIANI, Dermeval. História da Ideias Pedagógicas no Brasil.3º ed. Ver.1 reimpr. Campinas, SP.2011. Pag.437)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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Pedagogia
O Ensino Fundamental, direito humano, social e público subjetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade, deve se constituir em tempo e espaço de formação para a cidadania indígena plena, articulada tanto ao direito à diferença quanto ao direito à igualdade. Ante o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O Ensino Fundamental deve garantir aos estudantes indígenas condições favoráveis à construção do bem viver de suas comunidades, aliando, em sua formação escolar, conhecimentos científicos, conhecimentos tradicionais e práticas culturais próprias.
II. O Ensino Fundamental deve promover o acesso aos códigos da leitura e da escrita, aos conhecimentos ligados às ciências humanas, da natureza, matemáticas, linguagens, bem como do desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas necessárias ao convívio sociocultural da pessoa indígena com sua comunidade de pertença e com outras sociedades.
III. No Ensino Fundamental as práticas educativas e as práticas do cuidar são indissociáveis visando o pleno atendimento das necessidades dos estudantes indígenas em seus diferentes momentos de vida: infância, juventude e fase adulta.
IV. A oferta e universalização do Ensino Fundamental é de obrigação dos povos indígenas; ao Estado cabe o apoio e o acompanhamento.
Assinale a alternativa incorreta.
I. O Ensino Fundamental deve garantir aos estudantes indígenas condições favoráveis à construção do bem viver de suas comunidades, aliando, em sua formação escolar, conhecimentos científicos, conhecimentos tradicionais e práticas culturais próprias.
II. O Ensino Fundamental deve promover o acesso aos códigos da leitura e da escrita, aos conhecimentos ligados às ciências humanas, da natureza, matemáticas, linguagens, bem como do desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas necessárias ao convívio sociocultural da pessoa indígena com sua comunidade de pertença e com outras sociedades.
III. No Ensino Fundamental as práticas educativas e as práticas do cuidar são indissociáveis visando o pleno atendimento das necessidades dos estudantes indígenas em seus diferentes momentos de vida: infância, juventude e fase adulta.
IV. A oferta e universalização do Ensino Fundamental é de obrigação dos povos indígenas; ao Estado cabe o apoio e o acompanhamento.
Assinale a alternativa incorreta.