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Concurso:
Prefeitura Municipal de Harmonia - RS
Disciplina:
Pedagogia
O Programa Escola Acessível consiste na promoção da acessibilidade como medida estruturante para consolidar um sistema educacional inclusivo, promovendo condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e a comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular. São adequações arquitetônicas necessárias ao Programa:
I. Mobiliários acessíveis/textos em braile ou textos ampliados. II. Sinalização visual, tátil e sonora. III. Sanitários acessíveis. IV. Recursos de tecnologia assistiva.
Quais estão corretas?
I. Mobiliários acessíveis/textos em braile ou textos ampliados. II. Sinalização visual, tátil e sonora. III. Sanitários acessíveis. IV. Recursos de tecnologia assistiva.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Fante (2005), um importante método indicado a psicólogos para abordar o bullying em escolas denomina-se Pikas, que lida com vítimas, agressores e espectadores. De acordo com a autora, o foco da atuação desse método é:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Fante (2005), os comportamentos bullying podem ocorrer de duas formas, direta e indireta, ambas aversivas e prejudiciais ao psiquismo da vítima. Sobre o assunto, a autora afirma que
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Segundo o documento “Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, (2010), o acesso à educação tem início na educação infantil, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno. Nessa etapa, o atendimento educacional especializado para alunos de 0 a 3 anos se expressa por meio de
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Em relação à perspectiva inclusiva, o documento “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. A Escola Comum Inclusiva” (2010) afirma que a escola comum se torna inclusiva quando