Filtrar


Questões por página:
Ao abordar a relação entre sociedade e educação, Luckesi (2002) destaca três tendências filosófico-políticas para compreender a educação, as quais se constituíram ao longo da prática educacional. A primeira tendência é a redentora, que compreende a educação como a responsável pela direção da sociedade e da vida social, salvando-a da situação em que se encontra. A segunda tendência vê a educação como reprodutora da sociedade. E, a terceira tendência é a que tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social, isto é, a educação como transformadora da sociedade. A relação entre sociedade, educação e escola também é objeto de reflexão de Rios (2011), que destaca a relevância da cultura, como elemento estruturante da sociedade. Segundo Rios, “há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social” e pode-se “verificar que a escola tem uma função contraditória – ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura”. Para Rios, “a escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação
Sobre os Projetos no cotidiano da escola, assinale a alternativa correta:
Considerando o Projeto Político Pedagógico – PPP como um documento norteador da escola, julgue as afirmativas a seguir quanto ao papel da escola na sua elaboração e execução:
I. Identificar o Projeto Político-Pedagógico como documento que deve envolver todo o trabalho escolar, procurando reconhecer os princípios teóricos e legais que regem o Projeto PolíticoPedagógico.
II. Ressaltar a importância do conhecimento da Proposta Pedagógica Curricular articulada ao Plano de Trabalho Docente, devendo propiciar condições para que a equipe pedagógica subsidie, oriente, coordene e centralize ações que envolvam a elaboração do Plano de Trabalho Docente.
III. Compreender o Plano de Ação da escola como possibilidade de efetivação do Projeto PolíticoPedagógico e reconhecer a importância da organização dos tempos e espaços da escola para o processo de ensino e aprendizagem.
IV. Acompanhar e controlar a efetivação da Proposta Pedagógica Curricular no processo de ensino e aprendizagem por meio da elaboração do Plano de Trabalho Docente.
V. Reconhecer o papel da equipe gestora e sua importância como mediadora e articuladora da reelaboração do Projeto Político-Pedagógico de forma coletiva, identificando os principais passos para a escrita e reelaboração do Projeto Político-Pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA
O __________ no processo de __________e ____________é a ponte de _____________entre o aluno em formação e o meio social no qual está inserido, uma vez que ele vai através de instruções, ____________e ___________ orientar aos seus alunos a viver socialmente.
Em relação aos conteúdos de ensino as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO: