Questões de Concurso
Filtrar
4.936 Questões de concurso encontradas
Página 644 de 988
Questões por página:
Questões por página:
A liderança visa à consecução de um ou mais objetivos específicos: o líder surge como um meio para se alcançar os objetivos desejados pelo grupo e pela instituição. Os estilos mais comuns de lideranças são: 1. Autocrática. 2. Liberal. 3. Democrática. 4. Situacional. Considerando os estilos de liderança, relacione adequadamente com as características citadas a seguir. ( ) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. ( ) Os líderes de sucesso não utilizam um único estilo. Eles praticam uma liderança situacional, adaptando o seu estilo a cada situação, principalmente às características culturais de cada grupo. ( ) Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros ficam totalmente a cargo do grupo. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. ( ) As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O grupo estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. A sequência está correta em
mostrar texto associado
A característica principal desta abordagem é tratar o conhecimento como uma “descoberta” nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto, porém, já se encontrava presente na realidade exterior. Nessa abordagem, consideram a experiência planejada como a base do conhecimento; o conhecimento é o resultado direto da experiência. Trata-se da abordagem:
mostrar texto associado
Considerando o exposto e de acordo a abordagem humanista, quanto ao ensino-aprendizagem, assinale o pressuposto correto.
A proposta de projetos pedagógicos interdisciplinares rompe com os paradigmas da pedagogia tradicional centrada na exposição de conteúdos pelos professores. Esse novo modelo propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” e adote uma postura de pesquisador, de organizador do processo de ensino-aprendizagem. E o aluno, por sua vez, passe de receptor passivo a ator do processo. A eficiência de um projeto pedagógico será importante para o ensino-aprendizagem se for concebido e executado a partir, EXCETO:
“A didática foi concebida como base de uma reforma educacional importante pela primeira vez no século XVII, com João Amós Comenius, em sua obra ‘Didática Magna’. Nesta época ele havia observado que a educação se dava de maneira muito espontânea, permeada de puro praticismo, não havia sistematização, organização ou planejamento. Com o objetivo de organizar e sistematizar a educação, Comenius escreveu a ‘Didática Magna’ (...)”. (COMENIUS, João Amos. (1996). Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes.) Com relação à didática, é correto afirmar que