Filtrar


Questões por página:

Andragogia é a vertente da educação no ensino de adultos. Sobre a andragogia, julgue o item a seguir.


A andragogia tem como pressuposto que a comunicação entre professor e aluno é recíproca e horizontal; que o ensino é centrado no aluno, nas suas condições, motivações, aspirações e oportunidades para desenvolver competências; que o aluno é mais independente que a criança; que o autodesenvolvimento é contínuo e que o aprendizado deve atender as necessidades do aluno.

A atuação do pedagogo pode ocorrer em espaços não formais, ou seja, em ambientes não escolares. Sobre a atuação do pedagogo em espaços não formais, julgue o item a seguir.


O pedagogo investiga os objetivos sociopolíticos e os meios organizativos e metodológicos de viabilizar os processos formativos em contextos socioculturais específicos, mas, para isso, deve ter outra formação além do curso de Pedagogia.

A atuação do pedagogo pode ocorrer em espaços não formais, ou seja, em ambientes não escolares. Sobre a atuação do pedagogo em espaços não formais, julgue o item a seguir.


Essa atuação é possível devido à formação desse profissional estar voltada para a formação dos sujeitos, para a humanização e a emancipação do homem.

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.


Na abordagem transdisciplinar, ao invés da simplificação, são requeridos a interconexão e o convívio do diverso, partindo da compreensão de que os fenômenos apresentados estão interligados e constituem um todo em fluxo contínuo de trocas.

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.


A transdisciplinaridade consolida-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade) e, em uma postura de transcendência, amplia-se para além deles.