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Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na década de 1990 um progresso significativo na proteção integral das crianças e dos adolescentes trouxe novas perspectivas em torno da democracia e valorização dos seus direitos. O que implicou na criação do Conselho Tutelar como um órgão público responsável para proteger e garantir de forma efetiva os direitos das crianças e adolescentes brasileiras.


Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jan.2024.


Considerando o Art.56 que versa sobre os casos que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão incumbir de comunicar ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.


I. Uso de armas, munições e explosivos.

II. Maus-tratos envolvendo seus alunos.

III. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

IV. Consumo de bebidas alcoólicas.

V. Elevados níveis de repetência.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A noção de competências ganhou no meio educacional notáveis discursos relativos à formação inicial e continuada dos professores, com o intuito de incumbi-los em redelinear as práticas pedagógicas em torno das mudanças necessárias demandadas pelo novo contexto político, econômico e social. Nessa trilha, a pedagogia das competências se consolidou como uma teoria e concepção eminentemente pragmática na perspectiva de conjugar as ambições das políticas educativas contemporâneas.


PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. [recurso eletrônico] Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Revisão técnica: Cristina Dias Alessandrini. Porto Alegre. Artmed,2014.


Com base no texto acima e as dez competências profissionais globais e específicas para ensinar à luz do pensamento perrenoudiano, avalie as afirmações a seguir.


I. Como competência global, organizar e dirigir situações de aprendizagem dispõe de outras competências específicas entre elas construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.

II. Quanto a competência relativa ao administrar a progressão das aprendizagens, corresponde a fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

III. A competência de que trata o administrar sua própria formação contínua, pauta como específico o saber explicitar as próprias práticas.


É CORRETO o que se afirma em:

Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.


Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan.2024.(adaptado).


Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.


I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.

II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.

III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.

IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.

V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Leia o texto a seguir:

“Um projeto político-pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, estratégia. É político porque expressa uma intervenção em determinada direção e é pedagógico porque realiza uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade explicando suas determinações. Todo educador deve ter definido o seu projeto político-pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da sala de aula: a relação que estabelece com os seus alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente, bem como os valores e a lógica que desenvolve nos alunos”.

Metodologia do Ensino da Educação Física, SOARES,1992.

Com referências na abordagem crítico-superadora apresentada no livro, como deve ser o projeto político-pedagógico na escola?

I. Definido por cada educador, considerando sua visão de homem e de sociedade.

II. Elaborado pela equipe gestora da escola, sem necessitar de consulta aos demais profissionais.

III. Imposto pelo governo, sem levar em consideração as características da comunidade escolar.

IV. Revisado e atualizado periodicamente para acompanhar as mudanças sociais.
Amparada no paradigma da inclusão social, a educação escolar tem um objetivo primordial que é promover a construção de uma sociedade mais justa e plural onde a convivência com as diferenças deve ser valorizada e estimulada desde a infância. O que implica, as diversidades de gênero, sociais, étnicas, intelectuais, físicas, sensoriais e culturais.

FRANKLIN, Aldo. Educação Inclusiva: estratégias para atender às necessidades de todos os alunos. AC Book.1.ed. Clube dos Leitores,2023. (adaptado)



I. No cerne da educação inclusiva está o princípio da equidade.
II. Está fundamentada no respeito à dignidade.
III. Implica no reconhecimento de que cada aluno tem ritmos e estilos de aprendizagem distintos, e que as práticas pedagógicas devem ser adaptadas para atender suas diversidades de necessidades e interesses.

É CORRETO o que se afirma em: